Dicas DBV Turismo,

Aiguá: onde menos é mais.

02 outubro Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


Por Carlos Rodríguez Ruiz*

Pelo nome, aliás incomum, do interior do departamento e a pouco mais de uma hora de Punta del Este - Uruguai, pode-se prever uma cota de mistério que a curiosidade do visitante descobrirá no ritmo da cidade.

Sinuosa entre a Sierra de los Caracoles e as suaves ondulações da planície uruguaia, entregue à Rota 39 e ao mate da manhã, a paisagem matinal brinca constantemente com a curiosidade do estreante, evocando às vezes vinhetas que vêm da imaginação: o trote Raposas, apereás, teros, garças e cantarilhos acenando à beira da estrada, o gado a pastar e o campo que desperta para o seu trabalho ao ritmo calmo de um cavaleiro, antecipam uma experiência pessoal muito gratificante.

Chegados à cidade, que às vezes parecia parada no tempo, chama a atenção um cômodo visual de casas baixas e pé-direito quase duplo, pequenas em quarteirões e enormes na história, situadas entre duas vias como que para passar por algum lugar, guardiã de segredos rastreados até os vários conflitos que abalaram por alguns momentos a vida tranquila e pacífica do Uruguai por dentro. Cercada de verdes e azuis em toda a sua expressão, pontualmente pontilhada por algumas quintas com apelidos com raízes profundas no território, a sua localização estratégica torna-se rapidamente perceptível, misteriosa para o leigo, cheia de orgulho para os locais.




No plano urbano limpo e ordenado, fruto da generosidade de Margarita Muniz, persiste a rigorosa sesta obrigatória, ruas e calçadas invulgarmente largas, apelidos entrelaçados por gerações e um conjunto variado de fachadas num surpreendente estado de conservação que por vezes, eles levam ao século passado.

No ritmo de um homem, a história vernácula, a profusa atividade cultural e artesanal e os aromas e sabores quase esquecidos das refeições e doces caseiros, brincam com a imaginação do visitante. Das grossas paredes do atual Bar La Picada, ciumento guardião da inconfundível canção de Carlos Gardel atestada na placa, ou o mítico Bar de Aurita, reduto cheio de aromas vivos e hospedeiro natural da cena de bar na inesquecível “Viagem ao mar ”- uma encantadora adaptação da história de Morosoli - ao restaurado Museu de Santo Antônio de Aiguá ou à incipiente arquitetura de barro que ganha espaço a cada dia ou simplesmente o bate-papo na praça com os cariocas ou os estrangeiros cada vez mais comuns que escolheram esse lugar no mundo para "ser de Aiguá", tudo parece surpreendentemente mais próximo, tornando a distância menos significativa.




Na periferia da cidade, o Centro de Informações abriga o excelente artesanato do local, resguardado pelo maior carrinho de mão do mundo, uma passagem forçada pela Rota 13 que passa quilômetros à frente do que os cariocas chamam de primeiro banco privado da região, ao mesmo tempo que nos aproxima das Grutas de Salamanca, uma formação natural única no seu género que se perde no tempo, um refúgio natural para várias espécies de pássaros e animais, para além de um passeio quase obrigatório com visitantes de todo o mundo. Uma das melhores varandas naturais do Uruguai.

Se a noite nos surpreende, a pacata cidade das “águas correntes” (escolhemos este belo significado em Guaraní de Aiguá, entre outros significados), tem acomodação de bom padrão e com a certeza de conversas conflitantes, a agradável sensação de escolher se desconectar e estar consigo mesmo, rumo a um descanso sem precedentes embalado pelo silêncio. Altamente recomendado para desfrutar da natureza e voltar às raízes.

Aiguá, o lugar onde menos é mais.






Dicas imperdíveis:

• Sempre com a câmera pronta.

• Visite a Gruta de Salamanca.

• Um café batido no Bar Aurita, com doces e bolos caseiros.

• As fachadas coloniais restauradas.

• Os canelones caseiros do El Brocal.

• A simpatia e o conhecimento de María Eugenia.

• Artesanato local.

• Converse com estrangeiros residentes.

• O silêncio da sesta.

*Redação e fotos por Carlos Rodrigues Ruiz, Presidente de Casa Uruguay Brasil, Representante de Revista "Sólo Líderes" de Argentina, Representante de Revista "Check In" Uruguay y Paraguay, Representante de Turista Magazine/Perú, Representante de Radio Miami Color para Punta del Este – Uruguay e CEO da Opinión Empresarial Punta del Este.