Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Cadastur é lançado na abertura do 6o Salão de Turismo

16 julho Revista Conexão Nordeste 0 Comments


A cerimônia oficial de abertura do 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, na manhã de quarta (13), no Anhembi, em São Paulo, foi marcada pela presença de cinco ministros de Estado, sete governadores e representantes de órgãos públicos de seis países.
As autoridades destacaram a importância da gestão descentralizada do turismo no Brasil, decisão estratégica do governo federal, e o papel do setor na transformação da realidade das cidades brasileiras. No Anhembi, o auditório ficou lotado por empresários, gestores públicos, entidades de classe e representantes de organizações não-governamentais e municípios dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. O 6o Salão de Turismo vai até o dia 17 de julho, no Parque de Exposições do Anhembi, na capital paulista.
CADASTUR É REGULAMENTADO

O ministro do Turismo, Pedro Novais, aproveitou a ocasião de abertura do 6o Salão de Turismo para assinar a portaria que regulamenta o sistema de cadastramento de prestadores de serviços turísticos (Cadastur), que será gerenciado pelo MTur. 
“A regulamentação do setor é um desafio que assumimos e estamos conseguindo bons resultados”, disse o ministro, lembrando também a recente publicação da portaria que instituiu o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem.

O presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Domingos Leonelli, Secretário de Turismo da Bahia, participou da assinatura da portaria, que cria matrizes de cadastramento para 16 atividades de prestadores de serviços turísticos. 

Para sete categorias (meios de hospedagem, agências de turismo, transportadores turísticos, organizadores de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo) o cadastro é obrigatório. Para as demais, como bares e restaurantes, locadoras de veículos, centros de convenções, casas de espetáculos, bacharéis em turismo, o cadastro é opcional.


O Cadastur é um banco de dados que armazena informações sobre pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo. Serve como fonte de consulta para o consumidor e é uma ferramenta de relacionamento entre o MTur, o mercado e as empresas do setor. Atualmente, são 50 mil prestadores de serviços cadastrados.