DBV,

Entenda como funcionam as dietas e emagreça sem o vai e vem do "efeito sanfona".

30 novembro Revista Conexão Nordeste 0 Comments


Quando você começa a se sentir incomodada com o excesso de peso esse é o primeiro alerta para fazer um controle de peso com comedimento, pois você é uma possivel vitima dos efeitos de emagrecer rápido demais. Vá com calma!

Dietas milagrosas existem sim, tratamentos oferecidos por clinicas de estética também, mas será que o resultado vai corresponder com aquilo que você realmente busca?

Estrias, celulites gigantescas, pele flácida são alguns dos malefícios externos para o seu corpo. Agora,  vamos mais profundamente e descobrir o que o emagrecimento rápido demais pode causar para seus órgãos internos.

Diretamente falando você possivelmente vai ser sofrer de gastrites, ulceras, problemas no fígado, ressecamentos de mucosas, dores musculares, fraquezas, entre outras mais graves.

Portanto, nada de imediatismo! Informe-se! Entenda seu corpo e então emagreça de forma progressiva, saudável e permanente. Continue lendo e saiba como!

Como não sofrer tantos males e emagrecer rápido e saudavelmente ?

Simples, comece seguindo um padrão alimentar saudável, isso vai fazer com que seu corpo se adapte a nova realidade, pois parar de comer não emagrece e só traz danos a saúde.

A prática de exercícios físicos é fundamental e necessária, mas não adianta somente caminhada, você vai ter que ser muito mais agressiva nesse ponto, mas da mesma forma que a comida, tem que ser feito gradualmente.

Não pratique em excesso os exercícios e não pense que levantamento de peso faz milagres.

Entenda a reação do seu corpo com as dietas

Quando nos preocupamos em fazer uma dieta baseada em redução de comida, jejuns absolutos e prolongados por longos períodos ou ainda mais grave que isso, na supressão de determinados alimentos, o corpo responde e sabe como?

O corpo quando se vê na necessidade eminente das gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas, colesterol que ele está acostumado a consumir e não encontra nos alimentos que estão sendo ingerido, ele começa a sofrer pela abstinência, daí realmente começa o primeiro passo para a reeducação alimentar.

A partir de então o corpo reduz a produção de Leptina que o hormônio produzido pelo tecido adiposo que tem como função levar ao cérebro sinais de saciedade, aumentando assim a concentração de Grelina no sangue, que é o hormônio da fome. Sendo assim, nessas dietas para emagrecimento rápido, esses hormônios começam a entrar em desequilíbrio com o que o corpo está habituado a trabalhar, fazendo assim com que o cérebro tenha uma pequena confusão de quando está satisfeito e manda sinais de que precisa de mais alimentos para suprir o que ele acha que está em falta e a pessoa sentido uma falsa fome acaba não controlando o impulso e comendo a primeira coisa que vê a sua frente.

Para tanto, essa alteração orgânica provoca uma redução metabólica, além de reduzir também o gasto energético do corpo, assim se cria o efeito sanfona pois mesmo que você coma a mesma coisa que antes seu metabolismo está diminuído e isso faz com que ele engorde mais rapidamente pela pequena velocidade com que consome e gasta o que esta sendo ingerido, isso atribuído ao calórico menor.

Por isso tudo o organismo compreende que está com um problema, mesmo que não haja nada!

Flacidez x Efeito sanfona

Existe também uma alteração na pele que é afetada, pois com a redução drástica do tecido adiposo que fica embaixo da pele, este deixa uma lacuna muito grande que não tem com que ser preenchido, provocando assim estrias que são os rompimentos das camadas profundas da pela pelo rápido ganho e perca de peso.

A flacidez, vem inevitavelmente pois o corpo não teve um período para adaptar o corpo a nova quantidade de pele e gordura, e com isso também bem as famosas celulites, que se agravam pela irregularidade interna das camadas de gordura.

Mas o que é o efeito sanfona, ou o chamado efeito ioiô ?

Ele é provocado pela perda rápida de peso e hábitos alimentares drásticos, e caso a pessoa volte ao habito alimentar de antes seu peso irá provavelmente dobrar.

Porque isso acontece ?

O corpo usa a gordura como fonte de energia, portanto, se você queimar muita gordura o corpo acha que está perdendo, a partir de então ele vai passar a guardar, e se você voltar a comer descontroladamente ele vai guardar o dobro do que já tinha daí não precisa ser muito inteligente pra saber que você vai virar uma baleia.

Em suma o emagrecer rápido faz com que o corpo não se adapte as novas formas, e é sempre importante lembrar que nosso corpo sofre ao longo dos anos mudanças físicas e fisiológicas que não podem se alterar rápido demais, com isso muita privação alimentar e excesso de exercícios e medicamentos milagrosos faz com que nossos hormônios e todas as substâncias e órgãos de nossos corpos, principalmente o cérebro, entendendo que a privação de alimento é passageira e que o corpo deverá resistir a ela o quanto puder, vai fazer com que nosso metabolismo é diminuído e o corpo passa a economizar energia; gastando menos calorias para fazer as mesmas funções do dia a dia.

Assim que o suprimento de comida é restabelecido, nosso organismo estará esperando por isso e captará ao máximo todos os nutrientes disponíveis, preparando-se para uma nova rodada de “vacas magras”, para que isso não ocorra você só precisa continuar por um longo período educando seu corpo e não sendo sedentária.

Existe solução! Aprenda o quanto antes!

Mas existe solução para isso tudo e vou repetir aqui. O passo é bem simples: é fundamental um processo de reeducação alimentar, feita aos poucos, sem exageros, para que o organismo vá se acostumando com as mudanças, além de regularidade alimentar e atividades físicas. E é claro que ambos os procedimentos exigirá de você muita disciplina e comprometimento com seu bem estar e sua saúde.

Basta que para que não hajam tantos problemas você faça um acompanhamento com um profissional médico ou nutricionista. Caso você não possa faça a introdução periódica de alimentos saudáveis e hábitos alimentares de igual teor, sem falar é claro na pratica de exercício físico que mesmo estando repetitivamente escrita ao longo de todo esse texto é geralmente o habito menos praticado por quem quer realmente emagrecer, mas se lembre sempre: para que sua pela possa ficar com um aspecto firme e saudável é importante que você faça com que ela entenda e se adapte a essa nova realidade que você esta se propondo a dar pra ela.

Caso você consiga compreender e realizar os passos aqui descritos, meus parabéns você vai ficar linda e magra e, conseqüentemente, feliz consigo mesma por ter alcançado seus objetivos.

Quando tentamos compreender melhor nosso corpo, fica mais facil para equilibrar tudo e conseguir bons e positivos resultados. O mais importante e que nunca pode sair de foco, é sempre a informação.

Quanto maior for a fonte de busca por informação sobre o assunto que você deseja solucionar, mais amplas serão as suas possibilidades.

QUEIMA DE GORDURA ABDOMINAL


Dr. Marco Baggio, Nutricionista Expert em Emagrecimento Saudável, Aumento de Massa Muscular, Longevidade e Qualidade de Vida, Revela Através Deste Completo Guia De Emagrecimento, O ÚNICO Método Efetivo e Saudável Para Por Um FIM DEFINITIVO No Excesso de Gordura Abdominal e De Quebra Blindar o Seu Corpo Contra Doenças Crônicas Modernas.

O Guia Contém: 

O Segredo dos Magros - Como Queimar Gordura Abdominal
Técnicas Avançadas Para Queima de Gordura Abdominal
78 Receitas Para Definir Seu Abdômen