Dicas DBV Turismo,

Governo de Sergipe inaugura equipamentos turísticos em Itabi

19 dezembro Revista Conexão Nordeste 0 Comments


O Governo de Sergipe inaugurou nesta sexta-feira (16), novos aparelhos turísticos no interior do estado. A nova urbanização foi implantada através do Programa Sergipe Cidades que tem como parceria o Governo de Sergipe e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As inaugurações foram acompanhadas pelo governador Marcelo Déda, pelo presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Paulo Henrique Sobral, como também diversas outras autoridades.

A cidade de Itabi (138 km de Aracaju), situada no médio sertão sergipano, foi um dos municípios beneficiados e recebeu uma das mais belas obras de infraestrutura, a urbanização da Praça da Pedra da Paciência, considerada agora o mais novo cartão postal do interior do estado. De acordo com Paulo Henrique, presidente da Emsetur a obra trouxe mais beleza ao aspecto natural existente no local. "Houve uma preocupação pela integração das aflorações rochosas e aproveitamento de toda a flora existente buscando agregar da melhor maneira possível os novos elementos sem causar interferência ao meio ambiente, com o que há de mais moderno em urbanização. Hoje, quem vier a praça contará com um espaço belíssimo, aliado ao conforto e preservação da cultura, já que essa pedra é tem um grande valor para a população", disse.

Além da Praça da Pedra da Paciência, também foi inaugurado em Itabi um Centro Turístico e Cultural. "A cidade, que é conhecida pela tradicional Festa do Jegue, sempre impressionou os turistas por sua beleza. Com este novo Centro Turístico e Cultural, que abriga também um restaurante, o visitante que vier a Itabi contará com o apoio necessário para conhecer o município com estrutura necessária", disse Paulo Henrique.

Para o governado, Marcelo Déda, as pedras na praça sempre chamaram atenção, mas eram ofuscadas porque o lugar era muito sujo e não oferecia nenhuma infraestrutura. "O Programa Sergipe Cidades tem a preocupação de elaborar projetos cujo objetivo principal é proporcionar aos moradores benefícios que gerem a melhoria da qualidade de vida e assim promover o seu desenvolvimento dos núcleos urbanos de maneira satisfatória. A revitalização de toda praça, que agora é atração para moradores, também encantara os visitantes com toda certeza e irá proporcionar mais renda para este município", observou.

Praça 

Conhecida pelas gigantes pedras localizadas em seu centro, entre elas a da paciência, a praça compreende uma área total de 8.946 m² e foi completamente urbanizada, conta agora com o completo serviço de pavimentação, paisagismo, implantação de 47 bancos de assento, 12 mesas para jogos com bancos, várias cestas coletoras, luminárias com modernos postes e refletores, parque infantil equipado com labirinto, escorregadeira, escada horizontal, escada de cilindro, gangorra, piscina, quadra de esportes, além de respeitar rigorosamente com todas as normas padrões de acessibilidade, que foram rigorosamente respeitadas e em todos os pontos da praça foram construídas rampas de acesso para o conforto das pessoas que possuem mobilidade reduzida.