Fique por dentro!

Caranguejo Overdrive reestreia na Caixa Cultural São Paulo

21 março Marcia Cruz 0 Comments


A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 22 de março a 1° de abril (quinta a domingo), o espetáculo “Caranguejo Overdrive”, da companhia carioca Aquela Cia. A peça é nspirada no movimento Mangue Beat de Chico Science, que mistura música eletrônica com tambores de maracatu. Os ingressos são gratuitos e começam a ser distribuídos às 9h do dia do evento.

A trama conta a história de Cosme, um ex-catador de caranguejos do mangue carioca, que foi convocado para integrar as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, na segunda metada do século 19. Após sofrer um colapso mental no campo de batalha, ele é dispensado da missão, e, ao voltar à sua terra natal, encontra um Rio de Janeiro caótico, em transformação.

Cosme, então, procura o mangue onde trabalhava e consegue emprego na construção do canal que representou a primeira grande obra de saneamento do Rio. A partir daí, já não sabe mais se é homem, caranguejo, soldado ou operário. Sua crise o obriga a abandonar tudo, a vagar pela noite, a mergulhar no delírio e a assumir, finalmente, a forma do crustáceo.

Em cena, as canções originais de Felipe Storino (guitarra e direção musical) dialogam com a performance dos atores. Outra grande referência da encenação é o livro “Homens e Caranguejos”, do escritor e geógrafo recifense Josué de Castro.

Sobre o espetáculo:

“Caranguejo Overdrive” estreou em junho de 2015, no Espaço SESC de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Com sucesso de público e crítica, a segunda temporada veio em agosto. Em seguida reinaugurou a Casa da Gávea, também na zona sul da capital fluminense, e participou do Festival Interculturalidades e do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC).

Em 2016, o espetáculo participou da reabertura do tradicional Teatro Serrador, no centro do Rio. Em seguida foi para o SESC Pinheiros, em São Paulo, e no Festival de Teatro de Curitiba. No mesmo ano, a peça participou da programação oficial do festival Cena Contemporânea, em Brasília. O espetáculo ganhou o Prêmio Shell nas categorias Direção, Texto e Atriz. No Prêmio Cesgranrio, venceu nas categorias Direção e Texto. A peça também foi vencedora do Prêmio APTR, nas categorias Autor, Direção e Atriz, e recebeu cinco indicações para o Prêmio Questão de Crítica.

Sobre a companhia:

Aquela Cia. surgiu da reunião de artistas vindos das várias escolas de teatro do Rio de Janeiro. O primeiro projeto foi em 2005, com o espetáculo “Projeto K”. Em seguida, vieram “Sub: Werther, Lobo nº1 (A estepe)” e “Do artista quando jovem”. Em 2011, a linha de trabalho passou a investigar a relação entre teatro, música e espetacularidade, resultando nos espetáculos “Outside, Cara de cavalo e Edypop”.

A companhia produziu, em 2015, a “Ocupação Aquela Cia – 10 anos”, no Espaço SESC, no Rio de Janeiro. Além da estreia dos espetáculos “Laio & Crísipo” e “Caranguejo Overdrive”, o projeto rendeu uma oficina ensinando os alunos a escrever, compor e pensar a cena.

Serviço:

Caranguejo Overdrive – Aquela Cia. de Teatro
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro) – próxima à estação Sé do Metrô
Data: De 22 de março a 1° de abril
Hora: 19h15 (quinta a domingo)
Informações: (11) 3321-4400
Capacidade: 80 lugares
uração: 70 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

Ingressos: Grátis. Distribuídos a partir das 9h do dia do evento

Acesso para pessoas com deficiências

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

0 comentários: