Comportamento,

Matriz de Eisenhower: produtividade em foco!!

14 agosto Marcia Cruz 0 Comments


Hoje vou falar de um assunto que é muito importante para todos: produtividade!! Ser mais produtivo não significa, necessariamente, trabalhar muito, e sim trabalhar com resultados efetivos. Muita gente trabalha exaustivamente, tendo uma jornada de trabalho com mais de 10 horas diárias e sem saber o que é final de semana e descanso, mas não consegue ter uma boa produtividade.

Para ser mais produtivo, na verdade, você precisa alcançar seus resultados de forma mais inteligente e planejada, sem viver uma vida louca e estressada, que só te traz cansaço e confusão mental, te levando justamente a um estágio de ineficiência. Resumindo: fazer mais com menos esforço!

Existem algumas técnicas para te ajudar e hoje eu vou falar de uma que eu acho muito boa: Matriz de Eisenhower.

“O que é importante raramente é urgente e o que é urgente raramente é importante.” – Dwight Eisenhower, 34º Presidente Americano.


MATRIZ DE EISENHOWER: COMO ELA FUNCIONA?

A Matriz de Eisenhower trabalha direcionando o nosso foco para as coisas que realmente importam. Para isso a técnica utiliza duas perguntas para que possamos identificar quais são as tarefas realmente prioritárias, as quais devemos nos concentrar primeiro. São elas:

1 - Quais são as tarefas mais importantes para a sua meta?

2 - E quais são as tarefas mais urgentes?

Então você monta uma tabela com 4 quadrados, 2 em cima e 2 embaixo, 4 quadrantes em um quadrado, na verdade.

Quadrante 01 - IMPORTANTE E URGENTE - As tarefas que são importantes e urgentes ficam no quadrante superior esquerdo e, é claro, são as que você faz primeiro, suas prioridades. Foco total nelas!! Meta do quadrante: FAZER AGORA!!

Quadrante 02 - IMPORTANTE, MAS NÃO URGENTE - As tarefas que são importantes, mas não são urgentes, ficam no quadrante superior direito. Estas você pode agendar para fazer depois e ficar atento as datas limites das tarefas. Meta do quadrante: DEFINIR QUANDO FAZER!!

Quadrante 03 - URGENTE, MAS NÃO IMPORTANTE - Tarefas que não são importantes, mas são urgentes, você pode delegar a alguém e supervisionar os resultados. Meta do quadrante: DELEGAR!!

Quadrante 04 - NÃO É URGENTE E NEM IMPORTANTE - Já as tarefas que não são nem importantes nem urgentes, simplesmente esqueça e abandone: jogue no lixo. Meta do quadrante: DEIXAR PARA DEPOIS OU DELETAR, DE PREFERÊNCIA!! São os grandes vilões da sua produtividade!!


PORQUE USAR A MATRIZ DE EISENHOWER?

Ao listar todas as atividades pendentes e responder as perguntas, identificando o grau de importância e urgência, você terá mais clareza para agir de forma correta.

Afinal, ser produtivo não é trabalhar feito um louco, e sim trabalhar com resultados efetivos. Para isto, seu foco e energia devem estar centrados nas coisas que realmente importam!!

Pesquisas mostram que a nossa tomada de decisões está intrinsecamente ligada a emoção. O nosso córtex orbito-frontal, que é a parte do nosso cérebro ligada à racionalidade e a tomada de decisão, trabalha junto com nossa amígdala, parte do nosso cérebro associada às nossas emoções, e por isso nosso estado de humor interfere na nossa produtividade.

Uma pessoa estressada, ansiosa ou depressiva, não consegue tomar decisões de forma fluída. Ela se sente travada e tomada por um sentimento de imobilidade, que é justamente a incapacidade de tomar decisões. E, sem poder de decisão para filtrar as prioridades, ela apenas executa as ações de forma aleatória, “produzindo muito”, mas sem resultados efetivos. É uma pessoa “fazedora de coisas”, mas sempre com uma lista infinita de coisas por fazer, e cada vez mais cansada e estressada, alimentando esse círculo vicioso que é terrível e anti-produtivo.  

Ao triar as tarefas com a Matriz de Eisenhower, você estará ajudando o seu cérebro a trabalhar de forma mais eficiente e, com isto, terá maior produtividade e mais eficiência, e mais tempo para cuidar de si mesmo e de outras tarefas que também são relevantes para você, além do trabalho.


NA DÚVIDA, USE A MATRIZ!

Agora que você sabe como o seu cérebro funciona na tomada de decisões e o quanto isto é importante para a sua produtividade, sempre que ficar na dúvida sobre qual tarefa fazer primeiro, use a Matriz de Eisenhower.

Adeus confusão mental e perda de tempo, e mais produtividade!!