Atividades em Família,

7 dicas para adolescentes e jovens conviverem bem com seus avós

26 julho Marcia Cruz 0 Comments


Hoje eu quero falar sobre o encontro de duas gerações. De um lado, o adolescente, que vive uma fase de descobertas, de si mesmo e do mundo ao redor, e de muitos desafios e mudanças, inclusive do próprio corpo. Uma fase onde deixa de ser criança e parte rumo a fase adulta (e, geralmente, a gente tem pressa em ser adulto... o que depois a gente descobre ser uma bobagem!!...). Do outro lado, os avós, que já estão geralmente aposentados e vivendo uma fase de reposicionamento no mundo. Muitos ainda trabalham e mantém suas vidas ativas, tentando se adaptar às mudanças, principalmente, às novas tecnologias. Os mais idosos, tem como grande desafio as mudanças do próprio corpo e as limitações que o mesmo lhe impõe... Para quem sempre foi independente, não é fácil passar a depender das outras pessoas. 

Aproveitando o Dia dos Avós, comemorado no dia 26 de julho, nesta postagem, eu quero me dirigir aos jovens e compartilhar 7 dicas de como eles podem ter uma convivência maravilhosa com seus avós. Confira, aqui no DBV!!


1 - ATENÇÃO É BOM E TODO MUNDO GOSTA

Hoje todo mundo vive grudado no celular e nas redes sociais. Que tal mandar uma mensagem para seus avós? Um simples oi... um bom dia... uma mensagem divertida... Faça uma ligação em vídeo... Mande um áudio... o que você achar melhor, pois o que importa é que eles se sintam lembrados.

Se eles já estiverem mais idosos e não usarem o celular, mande para o whatsapp de quem convive diretamente com eles e peça que mostrem suas mensagens. Ou telefone e fale com eles.

Reserve 5 minutinhos para falar com seus avós nem que seja uma vez por semana. Faça isso por eles, e por você mesmo. Os idosos de hoje são os jovens de ontem, e a gente colhe o que semeia. O que eu quero dizer com isto? Que você, certamente, gostará de ser lembrado por seus filhos e netos quando estiver idoso, portanto, faça o mesmo com seus avós.

Um simples telefonema vai fazer uma grande diferença no dia deles, acredite!!


2 – COMPARTILHE SUAS NOVIDADES

A gente ama contar as novidades, não é mesmo? É por isso que as redes sociais fazem tanto sucesso. E muitas vezes a gente compartilha coisas com pessoas que nem estão aí para a gente, ou que amam nos criticar.

Que tal incluir seus avós na lista das pessoas que ama contar as novidades do dia a dia? Eles, certamente, irão ficar muito felizes, por você e por lembrar deles.

Vale até mesmo contar o que aconteceu na sala de aula, ou na hora do recreio, ou tirar dúvidas sobre algum assunto novo. Seus avós já viveram bem mais que você e têm muitas coisas legais para compartilhar.

3 – ESCUTE SEUS AVÓS

Como eu disse no item anterior, seus avós já viveram bem mais que você, então faça perguntas a eles. Procure saber como eram as coisas no tempo deles. As aventuras que eles viveram (pois é, eles já foram crianças e adolescentes, como você é hoje!).

E, principalmente, pare para ouvi-los com atenção. Dependendo a idade deles, pode acontecer da memória ter falhas e eles começarem a esquecer detalhes... ou repetir tudo de novo. Mas tenha paciência, pois quando eles se forem você ficará feliz por ter dado um pouco do seu tempo para eles.

Saber ouvir também é uma forma de amar e respeitar o outro! Por isso, escute seus avós, e ame-os com atitude e não somente com palavras.



4 – DIVIRTA-SE COM SEUS AVÓS

Valorize o tempo que passar com seus avós e aproveite para se divertirem juntos. Que tal um jogo? Mas, calma! Seus avós não vão ter a mesma facilidade que você com jogos eletrônicos. Que tal jogar baralho, damas ou dominó? Peça sugestões a eles e aproveite para conhecer as opções que eles têm. Vai valer a pena!!

Pode ser também um filme... um passeio num parque ou na praia... um passeio e compras no shopping... um lanchinho num fim de tarde... ou mesmo assistirem um programa na tv...

Além de se divertirem juntos, esses momentos de lazer farão muito bem para a saúde deles. Saúde física e também emocional.



5 – ALMOÇO DE FIM DE SEMANA

Inclua seus avós nos almoços de final de semana, sempre que possível. Assim, seus pais também terão a oportunidade de ficar perto deles, e sua família ficará mais unida.

Já ouviu dizer que a união faz a força? Família unida é uma família mais forte!!

6 – ENSINE ALGO NOVO A SEUS AVÓS

Existe uma grande diferença de idade entre você e seus avós, o que significa que você pode ajuda-los a aprenderem coisas atuais, que para você são banais, mas não para eles.

Exemplo? Usar as redes sociais, mexer no celular mais moderno ou no computador... Ensinar como fazer fotos e vídeos legais no celular, para que possam registrar momentos legais quando você não estiver por perto... Enfim, tenho certeza que você terá várias opções para também contribuir na vida dos seus avós.



7 – ELOGIE SEUS AVÓS

Com a idade avançando é natural do ser humano sentir uma redução na auto-estima. O corpo fica mais lento... a pele mais envelhecida... às vezes começam a aparecer problemas de saúde... são as tais “coisas da idade”...

Por isso, que tal elogiar a roupa deles, o cabelo, a comida... o esforço por algo que eles estejam aprendendo... Busque algo e elogie!!

O elogio é uma forma de valorizar as outras pessoas e deve ser praticado com todos no seu dia a dia. Mais ainda com seus avós!!

Bem estas são algumas dicas que você pode colocar em prática imediatamente. São simples, porém muito valiosas. Festeje-os não somente no Dia dos Avós, mas sempre que puder!

Por fim, o que eu posso te dizer é: ame seus avós enquanto estão com você, pois a vida passa rápido... e para eles mais ainda!!...  

Até a próxima!