Alimentação saudável,

Açaí: boa para a mente, coração e muitos outros benefícios.

15 outubro Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


O açaí é uma fruta originária de uma palmeira conhecida como açaizeiro. Quando despolpado, pode dar vida a sucos, vinhos, sorvetes e cremes, porém se preservado em seu estado natural,  ou seja ainda como semente, consegue ser reaproveitado no artesanato. Nativa da região amazônica, a fruta é tradicionalmente consumida gelada e os estados do Pará, Amazonas e Maranhão são considerados seus maiores produtores, detendo cerca de 85% da produção mundial.

De acordo com um estudo publicado no periódico Oxidative Medicine and Cellular Longevity (MACHADO et al., 2016), o açaí traz benefícios para o coração e também para o cérebro humano, atuando na prevenção de doenças degenerativas como alzheimer, parkinson e câncer. Para atletas, o açaí desempenha importante papel na redução do estresse oxidativo, ajudando na recuperação muscular e prevenção de lesões.

Apesar do consumo crescente, ainda há dúvidas sobre o açaí. Engorda? Ajuda a rejuvenescer? Combate a diabetes? É bom consumir antes ou depois da atividade física? Esclareça estas e outras dúvidas a seguir!!


AÇAÍ: MITOS E VERDADES

1 O açaí engorda?

Criou-se um mito de que o açaí engorda por ser uma fruta muito calórica e com muita gordura. Mas isso é um equívoco, pois em cada 100 g da polpa da fruta congelada temos 0,8 g de proteínas, 3,9 g de gordura , 6,2 g de carboidratos e 2,6 g de fibras, aproximadamente. E o tipo de gordura é o mesmo encontrado no azeite de oliva, associado a proteção das doenças do coração. Além disso, se comparado com outras frutas, o açaí tem poucos carboidratos, é rico em fibra e de baixo índice glicêmico, o que não gera pico de glicemia e insulina, associados ao ganho de gordura corporal e risco de doenças cardíacas e diabetes.

2 Serve como tratamento para quem tem diabetes?

Foi realizada uma pesquisa com 10 adultos com sobrepeso que ao consumir o açaí diariamente por um mês apresentaram redução nos níveis de insulina e glicemia de jejum e glicemia pós-prandial. Mas não podemos dizer que o consumo do açaí irá isoladamente tratar a diabetes! E sim, o consumo da fruta associada a uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos regulares pode auxiliar no tratamento da patologia.

3 Pode ser uma boa opção para ingerir antes de atividades físicas?

Sim, pois além de ser fonte de carboidrato, é rico em magnésio (essencial à geração e utilização de energia no corpo) e cálcio (que age na contração muscular).

4 O açaí rejuvenesce?

Por ser rica em compostos bioativos, como as antociocinas que atuam como antioxidantes, o seu consumo tem sido associado ao aumento da longevidade.

5 Aumenta o colesterol?

Não, atualmente sabemos que o aumento do colesterol está mais associado ao excesso do consumo de açúcar refinado e carboidratos simples. O consumo do açaí em uma dieta balanceada, rica em frutas, vegetais, fibras, bons carboidratos, isenta de açúcar refinado, farináceas e frituras não irá aumentar o colesterol.



6 Comê-lo de noite é prejudicial à saúde?

Depende, se for consumido por alguém que está em busca de emagrecimento pode não ser muito favorável. Caso contrário, dependendo de como foi a alimentação ao longo do dia não tem problema algum ser consumido na ceia. Mas estamos falando da polpa do açaí, sem a adição de açúcar e aditivos.

7 A fruta é fonte de ferro?

Não, mas possui propriedades que por consequência podem aumentar a disponibilidade de ferro para formação de hemoglobina.

No início você até pode estranhar o sabor... mas irá se apaixonar!!

QUEIMA DE GORDURA ABDOMINAL


Dr. Marco Baggio, Nutricionista Expert em Emagrecimento Saudável, Aumento de Massa Muscular, Longevidade e Qualidade de Vida, Revela Através Deste Completo Guia De Emagrecimento, O ÚNICO Método Efetivo e Saudável Para Por Um FIM DEFINITIVO No Excesso de Gordura Abdominal e De Quebra Blindar o Seu Corpo Contra Doenças Crônicas Modernas.

O Guia Contém: 

O Segredo dos Magros - Como Queimar Gordura Abdominal
Técnicas Avançadas Para Queima de Gordura Abdominal
78 Receitas Para Definir Seu Abdômen