Beleza e Estética,

Como cuidar da pele do rosto em quatro passos

01 novembro DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


Ter uma pele cuidada todos os dias não é missão impossível, daquelas apenas reservadas a estrelas de cinema. Creia, cuidar da pele do rosto não significa passar horas de manhã e à noite a colocar cremes atrás de cremes e gastar fortunas. Há uma rotina muito fácil de seguir e que constitui um verdadeiro ritual de beleza. Tão simples que toda a gente a pode replicar diariamente em casa.

É composta apenas por quatro passos, todos eles básicos e muito rápidos, repetidos de manhã e à noite. No total, ao fim do dia despendemos pouco mais de dez minutos do nosso tempo nestes gestos que fazem (muita) diferença após alguns anos.

Na verdade, é quando se chega à altura em que é suposto a idade fazer-se notar no rosto que damos graças pelo ritual que cumprimos quase sem dar por isso. E percebemos que todo o tempo passado a tratar da pele não foi tempo perdido mas sim investido.


4 passos: limpar, tonificar, cuidar e proteger

Os passos para cuidar da pele do rosto são muito simples, mas antes disso é fundamental conhecer o tipo de pele em causa para escolher os produtos adequados.

Sua pele é normal ou mista (se, por volta das 17 horas, notar uma produção ligeira de sebo na zona do nariz, a pele é normal, mista ou combinada), seca (se ao longo do dia sentir a pele do nariz seca ou descamada sem quaisquer indícios de óleo) ou oleosa (se por volta do meio-dia a pele do nariz apresentar gordura)?

 Se tem dúvidas sobre o seu tipo de pele, consulte um profissional, um dermatologista ou esteticista.

Conheça, a seguir, as quatro etapas para cuidar de sua pele, no dia a dia.

1 – LIMPAR

A limpeza da pele, feita de manhã e à noite, é o primeiro passo para se conseguir um rosto cuidado.

Com a limpeza removem-se as células mortas e as impurezas acumuladas ao longo do dia resultantes do suor, sebo, maquilhagem e até da poluição atmosférica.

A pele limpa absorve melhor os ingredientes ativos presentes nos produtos que se aplicam posteriormente, tornando-os mais eficazes.

2 – TONIFICAR

A utilização de um tónico permite a completa remoção dos resíduos deixados pelo produto de limpeza, ajuda a refrescar a pele e a restaurar o seu pH, deixando os poros menos visíveis.


3 – CUIDAR

Depois de limpa e tonificada, a pele deve ser cuidada e hidratada. Tal como os passos anteriores, também este deve ser repetido de manhã e à noite.

Esta etapa pode subdividir-se, de acordo com as necessidades de cada um:

Cuidados especiais – É possível aumentar o efeito do creme de dia/noite utilizando produtos que se designam por cuidados especiais (séruns ou concentrados), destinados a situações específicas, por exemplo, manchas, rugas ou pele baça. Estes produtos contêm uma concentração mais elevada de ingredientes ativos, potenciando resultados mais eficazes e imediatos. Quem opta por integrar este passo na sua rotina de beleza deve fazê-lo todos os dias, antes dos cremes de dia e de noite.

Olhos – Esta é uma área que deve ser tratada com atenção, uma vez que a pele do contorno dos olhos é muito fina e delicada, revelando precocemente os sinais de envelhecimento. Aconselha-se a utilização de um creme específico para olhos, de manhã e à noite. A escolha deve ser feita em função da situação que se pretende resolver ou prevenir (olheiras, bolsas ou rídulas, etc.) e de acordo com a idade.

Hidratação – O ritual de cuidado inclui ainda o indispensável creme hidratante, adaptado a cada tipo de pele e idade. Existem cremes de dia e de noite, uma vez que as necessidades da pele variam ao longo das horas. Por exemplo, alguns cremes de dia incluem fator de proteção solar enquanto os de noite são mais nutritivos, de maneira a ajudar a regeneração da pele.

Se estas sugestões parecem confusas, lembre-se que a ordem de aplicação dos produtos é SEMPRE a seguinte: sérum/concentrado > creme de olhos > hidratante diário.


4 – PROTEGER

A exposição solar é considerada a principal causa do envelhecimento prematuro da pele, pelo que uma proteção adequada é imprescindível.

Diversos cremes de dia incluem já fator de proteção solar (FPS), normalmente FPS 15, mas é muito possível que a pele necessite de uma proteção maior, sobretudo durante os meses em que os índices UV são mais elevados.

O protetor solar deve ser aplicado depois do creme de dia ou como substituto.

Agora sim. A pele está limpa, cuidada e protegida. Pronta a receber a maquilhagem, com a garantia de que esta vai fixar-se bem, potenciando o efeito embelezador pretendido

Até mais!!

EQUIPE DBV
Com informações: Observador Lab.

0 comentários: