Coronavírus,

Golden Milk, o Leite Dourado: um clássico Ayurveda para fortalecer o sistema imunológico

08 julho Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


O uso da cúrcuma e da pimenta-do-reino são clássicos na Ayurveda e reconhecidos cientificamente também na medicina oriental para aumentar a imunidade em caso de gripe e resfriados e até em situações mais graves como alguns tipos de câncer. E em meio a pandemia de Covid-19, o novo coronavírus, o que mais queremos é fortalecer o nosso sistema imunológico, não é mesmo?

Por isso, hoje a gente traz essa receita indu que vem se mostrando especialmente benéfica para a manutenção da saúde: o LEITE DOURADO, também conhecido como GOLDEN MILK!

O que é o leite dourado?

De coloração amarela intensa, o leite dourado é uma das joias da alimentação ayurvédica. Seu principal ingrediente é a cúrcuma (ou açafrão-da-terra), especiaria indiana que tem alto poder anti-inflamatório e antioxidante, graças a uma substância chamada curcumina. 

Esse pigmento reduz as reservas de gordura no corpo, acelera o metabolismo e ajuda no processo de digestão de proteínas.  Tudo isso faz com que seja um aliado de quem deseja perder peso. A cúrcuma ainda melhora a pele, protege o fígado e fortalece o sistema imunológico.

A receita leva também leite vegetal, que pode ser de arroz, amêndoas, castanhas, entre outros. Esse tipo de leite tem diversas vantagens em relação ao de origem animal, uma vez que não possui lactose e é livre de colesterol. As bebidas vegetais também são ricas em fibras, que auxiliam o funcionamento do intestino e combatem a prisão de ventre, e possuem baixo índice glicêmico.

Já a pimenta-do-reino e o óleo de coco potencializam a absorção da curcumina. A canela não apenas confere um sabor especial à preparação, como também possui antioxidantes, combate infecções, ajuda na digestão, entre outros benefícios.



Como preparar o leite dourado

Ingredientes:

1 colher (sopa) de mel
1 colher (chá) de cúrcuma em pó;
¼ colher (chá) de gengibre em pó;
¼ colher (chá) de canela em pó;
1 pitada de pimenta-do-reino;
2 colheres (sopa) de água fervente;
2 xícaras  (chá) de leite vegetal.

Modo de preparo:

Em uma tigela média, misture o mel, açafrão, gengibre, a pimenta-do-reino e canela. 

Misture bem e, em seguida, acrescente a água fervente para dissolver o mel. 

Junte o leite vegetal. 

Se quiser, adicione mais mel dissolvido em água fervente para adoçar.

Como consumir:

É importante consumir o leite dourado logo após a preparação, para que a bebida não perca suas propriedades nutritivas. Um copo por dia é a quantidade recomendada, para não afetar o metabolismo. 

Muitas pessoas preferem beber à noite, antes de dormir, uma vez que também colabora para uma boa noite de sono.


Vale ainda usar o leite dourado como base para outras receitas, como smoothies, bolos e chás.

Fonte: Jasmine Alimentos