DBV Apoia,

Após vinte anos de extinção, ararinhas azuis retornam ao sertão baiano

14 junho Marcia Cruz 0 Comments


Olha que notícia maravilhosa!! Ararinhas-azuis foram soltas no último sábado, 11 de junho, numa área de preservação ambiental no interior da Bahia, após 20 anos de extinção da espécie no Brasil.

O tráfico de animais silvestres e a destruição do habitat são os principais fatores de ameaça à espécie, considerada nativa da região de caatinga baiana conhecida como Raso da Catarina.

As oito aves foram trazidas da Alemanha e da Bélgica para o Brasil, há dois anos, com a finalidade de reintroduzir a espécie no meio ambiente brasileiro.

A ararinha-azul foi descoberta em 1819 e sofreu gradual processo de extinção. O último indivíduo conhecido, um macho, desapareceu em 2000, decretando-se assim a extinção da espécie pelo governo brasileiro.

Estima-se que, em todo o mundo, existam apenas 240 indivíduos, em cativeiro, conforme levantamento feito em janeiro deste ano.

O coordenador do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Ararinha-Azul, Antonio Eduardo Barbosa, explicou como foi o preparo para as aves serem liberadas. Para a soltura, as ararinhas passaram por treinamento.

"Elas foram colocadas juntas para terem uma convivência mais harmoniosa. Houve um processo de treinamento de voo [com fortalecimento da musculatura] e de capacidade de interagir com os alimentos que elas vão encontrar na natureza", contou.

Segundo Barbosa, elas também passaram por "avaliação sanitária rigorosa" para verificar se estavam com alguma doença que possa colocar em risco os animais em vida livre.

Bem, que possamos combater o tráfico de animais selvagens e cuidar da natureza, cumprindo assim a missão dada ao homem desde a sua criação. Precisamos progredir, sim, mas de forma sustentável e responsável!

CLIQUE AQUI e confira matéria sobre a soltura, na Tv Brasil.