Alimentação saudável,

Você sabe qual é o melhor tipo de óleo para cozinhar? Melhor aprender!

12 fevereiro Revista Conexão Nordeste 0 Comments


Por Marcia Cruz

Cuidar da saúde é um item que, sem dúvida, deve fazer parte do nosso dia a dia. Às vezes, porém, acabamos nos passando nos detalhes, achando que são pequenos e menos importantes. O que é um erro!

No caso da alimentação, um destes “pequenos – grandes detalhes” é o óleo que utilizamos nos alimentos. 

E por isto garimpamos umas dicas bem legais da nutricionista Priscilla Meirelles para o site VivaSaúde.


Confira!

CANOLA

É um dos mais saudáveis que existem, pois tem elevada quantidade de ômega-3, que reduz os triglicerídeos e controla a arteriosclerose.

Além disso, é rico em vitamina E, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, e em gorduras monoinsaturadas, que reduzem o LDL (colesterol ruim).

É o que possui o menor teor de gordura saturada de todos os óleos vegetais, e por isto vem em primeiro lugar.

LINHAÇA


É também rico em ômega-3 e previne e auxilia no tratamento de várias doenças inflamatórias e cardíacas.

Já que esse nutriente não está amplamente distribuído na maioria dos alimentos que consumimos no dia a dia, o complemento com óleo de linhaça na dieta é fundamental.

Não deve ser muito aquecido, pois perde as suas propriedades nutricionais.

GERGELIM

A composição varia entre 46% e 56% de ácidos graxos insaturados, como oleico (47%) e linoleico (41%).

Isso faz do óleo de gergelim um alimento de excelente qualidade nutricional, pois os ácidos graxos insaturados reduzem o colesterol sanguíneo e o risco de doenças cardiovasculares e processos inflamatórios.

COCO


Recentes estudos com o óleo de coco virgem mostraram seus efeitos benéficos na redução de colesterol total e LDL, aumento de HDL (colesterol bom), indução da saciedade, perda de peso e melhora da resistência insulínica em pacientes com diabetes tipo 2.

Um detalhe: deve ser usado em pratos frios.

GIRASSOL


Com vitaminas A, D, E e do complexo B, minerais como zinco e magnésio, além de ácidos graxos insaturados, como o ômega-6.

É muito eficaz na redução dos níveis de colesterol sanguíneo e da pressão arterial, sendo benéfico na prevenção de doenças cardiovasculares.

AMENDOIM


Com ômega-9, uma gordura essencial ao organismo e reconhecida por suas funções de proteção cardiovasculares e redução do LDL.

Devido à sua composição, esse óleo auxilia na redução de lipídios totais no organismo, recomendado para quem possui colesterol alto.

AZEITE DE OLIVA

 

Entre os mais populares, embora ainda caro, o azeite de oliva é feito a partir de azeitonas frescas. É um óleo que requer menor pressão e baixas temperaturas durante a prensagem quando comparado a outros óleos.  

Apesar da fama, não é particularmente rico em ômega-3, porém seu conteúdo de lipídos monoinsaturados, principalmente o ácido oléico faz com que o mesmo seja um ótimo protetor contra doenças coronarianas.

O azeite de oliva também contém fitonutrientes, substâncias que mantém fígado, vesícula e os sistemas imune, digestivo e cardiovascular em dia.

Importante! Compre sempre a variedade extra-vírgem, os outros podem ter sido submetidos ao calor durante o processamento, o que incurta seus benefícios de saúde.

ABACATE


Pare de temer esta fruta, 70% de seus lipídios são ácidos graxos monoinsaturados (como no azeite), um protetor do coração.

Muito usado na área estética, o abacate também é importante na cozinha. É rico em beta-sitosterol, que reduz o colesterol LDL, e também em luteína, um nutriente que protege contra catarata.

Tem ainda vitamina E (um antioxidante) e potássio, regulador da pressão sanguínea.

AMÊNDOAS

Um dos campeões na área estética, o óleo de amêndoas é fonte de ácidos graxos essenciais, sendo que alguns destes possuem propriedades antiinflamatórias.

Assim como qualquer óleo, os mais frescos e extraídos a frio são os melhores. De preferência escolha garrafas marrons ou verdes, que mantenham pequeno contato do produto com a luz.

Bem, agora ficou mais fácil escolher o óleo mais adequado, não é mesmo? Ou melhor, os óleos, pois o ideal é termos mais de um tipo em nossa cozinha.

E LEMBRE-SE! Evite o superaquecimento dos óleos para prevenir a deterioração dos mesmos e nunca reutilize os óleos pois isto diminui a quantidades de ácidos graxos insaturados e aumenta a quantidade dos saturados, que são mais prejudiciais à saúde, além de ajudar no ganho de peso e contribuir para o aumento das doenças cardiovasculares.

Na próxima edição a gente traz uma matéria superinteressante sobre os cuidados que devemos ter com as sobras de óleo na cozinha.

QUEIMA DE GORDURA ABDOMINAL


Dr. Marco Baggio, Nutricionista Expert em Emagrecimento Saudável, Aumento de Massa Muscular, Longevidade e Qualidade de Vida, Revela Através Deste Completo Guia De Emagrecimento, O ÚNICO Método Efetivo e Saudável Para Por Um FIM DEFINITIVO No Excesso de Gordura Abdominal e De Quebra Blindar o Seu Corpo Contra Doenças Crônicas Modernas.

O Guia Contém: 

O Segredo dos Magros - Como Queimar Gordura Abdominal
Técnicas Avançadas Para Queima de Gordura Abdominal
78 Receitas Para Definir Seu Abdômen