Dicas do Lar DBV,

Aprenda a reciclar restos de óleo e ajude a salvar nosso planeta. O assunto é mais sério do que você imagina. Confira!

15 fevereiro Revista Conexão Nordeste 0 Comments

Por Marcia Cruz

Para começo de conversa, sua reciclagem, como vimos na matéria anterior, jamais vai ser o reaproveitamento do óleo, pois isto diminui a quantidade de ácidos graxos insaturados e aumenta a quantidade dos saturados.

E o que isto significa? Que eles se tornam mais prejudiciais à saúde, ajudam no ganho de peso, além de contribuírem para o aumento de doenças cardiovasculares.

Nem tampouco jogue o resto de óleo no lixo ou no ralo da pia.

Além de entupir o encanamento, impermeabiliza as fossas sépticas, contamina rios e lençóis freáticos e coloca em risco a vida aquática, comprometendo também a alimentação humana, já que prejudica nosso ciclo alimentar.

Enfim, a partir de agora, tanto eu quanto você (sim, pois eu já joguei resto de óleo na pia da cozinha), vamos nos comprometer em nos preocupar com o destino dos restos de óleos que utilizamos. E não só óleo para cozinhar, como também restos de óleo utilizados na estética e também em nossos automóveis.


Para onde vai o óleo que você joga fora?!

Um pouco antes, já vimos sérias conseqüências de descartarmos restos de óleo sem nos preocuparmos com seu destino final. E nos comprometemos a mudar nossa atitude.

Você sabia que 1 litro de óleo é suficiente para contaminar milhares de litros de água potável? O assunto é muito sério, afinal a água potável é prioritária para nossa sobrevivência.

A idéia, então, é reciclarmos com responsabilidade os restos de óleo.

De que forma? Vamos guardar os restos de óleo em garrafas e recipientes adequados para estes fins, e levá-los a postos de reciclagem que irão tratá-los e reutilizá-los na produção de biodiesel, tintas, vernizes e até mesmo sabão.

Sem contar que estaremos ajudando a gerar emprego e renda para a comunidade, incentivando a criação de mais e mais postos de reciclagem, e, é claro, preservando as águas e ajudando a cuidar deste planeta lindo que o Deus Criador nos deu por herança.

Combinado então?

Até a próxima postagem!


Marcia Cruz
cruzmarcia@gmail.com

Curta nossa página no Facebook - 
https://www.facebook.com/DicasBemViver.byMarciaCruz