Alimentação saudável,

Farelos e cereais integrais devem ser consumidos na medida. Atenção! O excesso desses alimentos pode causar transtornos ao organismo. Saiba mais!

14 outubro Revista Conexão Nordeste 0 Comments

Por Minha Vida

Consumir farelos e cereais integrais é algo recomendável para um bom funcionamento do organismo, principalmente no que diz respeito ao aparelho digestivo. Afinal, esses alimentos, cada vez mais utilizados como fonte de fibras, auxiliam na boa digestão, prevenindo prisão de ventre, reduzindo o colesterol e as altas taxas de triglicérides, prevenindo doenças como o câncer no estômago e intestino, entre outros benefícios. Mas como tudo em excesso faz mal, a regra também vale para esses alimentos. 


"O consumo de fibra ideal é de 20 a 30 gramas diárias. Em excesso, ou seja, mais de 40g, pode atrapalhar na absorção de nutrientes da dieta, prejudicando a saúde de um modo geral. O consumo mínimo recomendado de cereais integrais é três porções diárias e, no máximo, de seis porções", defende a nutricionista funcional Fernanda Granja.  


Cuidado para não exagerar 


Ultrapassar esse limite pode acabar atrapalhando o aproveitamento de nutrientes pelo organismo, como o cálcio, por exemplo.

Para se evitar o excesso e não prejudicar a dieta e, consequentemente, o bom funcionamento do organismo, o ideal é consumir duas fatias de pão integral logo no café da manhã, ou meia xícara de chá de cereal integral com leite ou iogurte desnatado. Nos lanches da manhã e tarde, não mais que duas torradas integrais ou três colheres (sopa) de cereal integral com um pote de iogurte desnatado.

No almoço e jantar, três colheres (sopa) de arroz integral ou três colheres (sopa) de polenta feita com fubá.


Esses alimentos auxiliam nas dietas de emagrecimento, principalmente se associados a atividades físicas e hábitos de vida saudáveis. Eles causam sensação de saciedade, a pessoa se sente satisfeita com uma porção menor e vai demorar mais tempo para voltar a sentir fome.

Mas vale uma ressalva. É importantíssimo que juntamente com o consumo desses farelos e cereais, haja a ingestão de boa quantidade de água durante o dia, algo em torno de três litros.

Cereal integral sem líquido vira sinônimo de fezes duras e ressecadas, que dificilmente são expulsas do organismo. 


Veja a lista com alguns alimentos considerados integrais. Evite consumi-los em excesso para não atrapalhar a dieta:

- Cevada perolizada
- Farinha de cevada
- Trigo
- Farinha de trigo mourisco
- Farelo de milho cru
- Farinha de milho integral amarela e branca
- Fubá, todo grão amarelo e branco
- Farinha de aveia
- Arroz selvagem
- Centeio
- Espaguete integral
- Cereal de trigo integral
- Farinha de trigo integral
- Arroz preto de grãos médios e longos
- Farelo de aveia cru 




QUEIMA DE GORDURA ABDOMINAL


Dr. Marco Baggio, Nutricionista Expert em Emagrecimento Saudável, Aumento de Massa Muscular, Longevidade e Qualidade de Vida, Revela Através Deste Completo Guia De Emagrecimento, O ÚNICO Método Efetivo e Saudável Para Por Um FIM DEFINITIVO No Excesso de Gordura Abdominal e De Quebra Blindar o Seu Corpo Contra Doenças Crônicas Modernas.

O Guia Contém: 

O Segredo dos Magros - Como Queimar Gordura Abdominal
Técnicas Avançadas Para Queima de Gordura Abdominal
78 Receitas Para Definir Seu Abdômen