Alimentação saudável,

Sistema imunológico forte é sua melhor defesa, sempre!

07 abril Marcia Cruz 0 Comments


No Dicas Bem Viver a gente defende a boa alimentação como a base da saúde. Afinal, como já dizia Hipócrates, considerado o pai da medicina: "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio". E é em momentos como este que, infelizmente estamos vivendo, de pandemia mundial do Covid-19 (o novo coronavírus), que as pessoas são obrigadas a pelo menos refletir sobre a importância da boa alimentação para o fortalecimento do seu sistema imunológico e da sua saúde, como um todo. Pelo menos, esperamos que assim seja!

Então, para te ajudar neste momento, quer você seja leitor do DBV ou esteja passando pela primeira vez, hoje vamos reforçar os principais nutrientes necessários para compor o seu cardápio. Confere!




O QUE COMPOR SUA ALIMENTAÇÃO

Para começar, deixa eu te falar uma boa notícia: os nutricionistas recomendam comer o típico prato brasileiro, o nosso queridinho e tradicional "arroz com feijão". É que é muito bom juntar leguminosas (feijão, soja, ervilha, grão de bico) com cereais, como arroz e milho, pois um complementa o outro. Um pouco de salada e uma proteína e eis aí uma boa refeição! Brasileiríssima!

Gostou? Então confere os grupos essenciais na sua dieta!  

Proteínas: alimentos de origem animal (carne vermelha e branca, leite, ovos) e leguminosas (feijão, soja, ervilha, grão de bico).

Zinco: carnes de todos os tipos, principalmente a vermelha, derivados de animais e frutos do mar.

Magnésio: leguminosas, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas) e verduras folhosas.

Selênio: a principal fonte é a castanha do Pará ou do Brasil.

Vitamina A: está presente em fontes de gordura (queijo, gema do ovo) e em vegetais de coloração alaranjada, como manga, mamão e cenoura.

Vitamina C: o micronutriente mais famoso quando citamos imunidade é ofertado por frutas cítricas (laranja, mexerica, maracujá, limão, abacaxi).

Complexo B: É composto por várias vitaminas disponíveis em todos os grupos. Então é necessário ingerir um pouco de cada. E um detalhe importante: como a vitamina B12 é encontrada apenas em alimentos de origem animal, os veganos precisam fazer suplementação, com orientação profissional.





CONHEÇA NOSSOS CONTEÚDOS!

Aqui no DBV temos várias matérias sobre Alimentação Saudável, Vida Saudável DBV, Receitas DBV e também Saúde e te convidamos a fuçar os conteúdos e aproveitar, ao máximo, as nossas dicas.

Volte sempre e cuide-se! Quem ama, cuida! 

Até mais!!