Comportamento,

Quarentena: 3 dicas para fugir do tédio e da depressão.

12 maio Marcia Cruz 0 Comments



No início tudo é novidade e até divertido. A quarentena ganhou ar de férias, um tempo de repouso para curtir mais um pouco sua família e também a sua casa. Dormir um pouco mais. Colocar a leitura em dia. Ver filmes e seriados.

A verdade é que o tempo foi passando e as pessoas começaram a entender que estar em casa, em si, não é ruim, o problema mesmo é não poder sair e não ter um tempo determinado para o fim do enclausuramento forçado e do distanciamento social. O tal achatamento da curva de contaminação vai sendo prorrogado, indefinidamente, e isso começa a criar um certo desconforto, e ansiedade. 

O tédio vai aumentando e as pessoas começam a ter dificuldade em fazer as coisas simples do dia a dia, como acordar cedo, sair da cama, fazer as refeições corretamente, cumprir uma agenda de trabalho de forma produtiva e feliz. Já não é tão divertido ficar o tempo todo dentro de casa, não é mesmo? 

Em algumas cidades, infelizmente, a realidade é pior ainda, pois alguns governadores insistem em aplicar o lockdown, apesar de tal medida está sendo criticada em países que adotaram o controle mais rigoroso, a exemplo da Itália, e até mesmo pela OMS - Organização Mundial de Saúde, que vem mudando seu discurso em relação a esta alternativa. A cidade de New York também é um exemplo de que o lockdown não funciona!

O ideal é que as pessoas possam manter o distanciamento social, com responsabilidade. Que as empresas possam funcionar com a devida cautela e recomendações de restringir a quantidade de pessoas no atendimento, e também de disponibilizar álcool em gel e até mesmo máscaras descartáveis para clientes que estiverem sem sua máscara de uso pessoal. Soluções existem, e é nelas em que devemos focar para sairmos da pandemia sem a economia está destruída, com pessoas desempregadas, famintas e depressivas, fragilizadas e vulneráveis ao suicídio, ou a atos de criminalidade, ou até mesmo de agressão familiar. 

Porém, enquanto a quarentena continua, vamos as três dicas prometidas para você enfrentar a situação de cabeça erguida, sem tédio, e sem depressão.


PRIMEIRA DICA

Minha primeira dica é: pare de ficar vendo programações que te levam à depressão, pois só mostram mortes e problemas! São tantas notícias ruins que você se sente impotente, derrotado e angustiado. 

Vai ficar se alimentando de previsões apocalípticas de algumas emissoras e de viver apavorado, esperando a morte chegar? Você e sua família merecem isto? Use o controle remoto, ou o botão de desligar. A casa é sua, o aparelho de tv é seu, e é você quem escolhe o que assiste! Combinado assim?



SEGUNDA DICA

Então, vamos a segunda dica: organize sua agenda! 

Acorde cedo e saia da cama. Tome banho, troque de roupa, mesmo que seja para ficar dentro de casa. Tenha seu local e seu tempo de trabalho, caso esteja em home office, e o mantenha limpo e organizado.

Se estiver desempregado, pare de dormir o dia inteiro! Aproveite os inúmeros cursos disponíveis, gratuitos, e estude! Use seu tempo livre para aprender coisas novas, e úteis, para sua vida. Pode ser cursos de desenvolvimento pessoal, cursos de atualização na área que você trabalha, ou até mesmo cursos de coisas que você sempre teve vontade de aprender, mas nunca teve tempo. 

Dizem que tempo é dinheiro. Eu prefiro dizer que TEMPO É VIDA!! O ontem já passou e o futuro ninguém sabe como de fato será, então, aproveite da melhor forma possível o seu hoje!


TERCEIRA DICA

Já parou para pensar que a quarentena pode ser vista como uma oportunidade das pessoas poderem reduzir o corre corre do dia a dia e poderem pensar melhor sobre si mesmas e sobre o seu futuro?

Aproveite essa pausa, mesmo que forçada, para se renovar! Até mesmo se reinventar! Quem você nasceu para ser? Quais são seus sonhos, de verdade? 

Reveja suas metas, renove as possibilidades, busque e enxergue as soluções, use sua criatividade a seu favor. Perceba que as crises são momentos de pessoas criativas virarem o jogo!

Planeje seu sucesso!! Acredite em você e conquiste a vida que você nasceu para viver!! 


DICA BÔNUS

Para encerrar, eu te deixo um dos meus poemas preferidos, "Viver não dói", de Carlos Drummond de Andrade. 

Definitivo, como tudo o que é simples.

Nossa dor não advém das coisas vividas,
mas das coisas que foram sonhadas
e não se cumpriram.

Por que sofremos tanto por amor?
O certo seria a gente não sofrer,
apenas agradecer por termos conhecido
uma pessoa tão bacana,
que gerou em nós um sentimento intenso
e que nos fez companhia por um tempo razoável,
um tempo feliz.

Sofremos por quê?
Porque automaticamente esquecemos
o que foi desfrutado e passamos a sofrer
pelas nossas projeções irrealizadas,
por todas as cidades que gostaríamos
de ter conhecido ao lado do nosso amor
e não conhecemos, por todos os filhos que
gostaríamos de ter tido junto e não tivemos,
por todos os shows e livros e silêncios
que gostaríamos de ter compartilhado,
e não compartilhamos.
Por todos os beijos cancelados,
pela eternidade.

Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante
e paga pouco, mas por todas as horas livres
que deixamos de ter para ir ao cinema,
para conversar com um amigo,
para nadar, para namorar.

Sofremos não porque nossa mãe
é impaciente conosco,
mas por todos os momentos em que
poderíamos estar confidenciando a ela
nossas mais profundas angústias
se ela estivesse interessada
em nos compreender.

Sofremos não porque nosso time perdeu,
mas pela euforia sufocada.
Sofremos não porque envelhecemos,
mas porque o futuro está sendo
confiscado de nós, impedindo assim
que mil aventuras nos aconteçam,
todas aquelas com as quais sonhamos e
nunca chegamos a experimentar.

Como aliviar a dor do que não foi vivido?
A resposta é simples como um verso:
Se iludindo menos e vivendo mais!!!
A cada dia que vivo,
mais me convenço de que o
desperdício da vida
está no amor que não damos,
nas forças que não usamos,
na prudência egoísta que nada arrisca,
e que, esquivando-se do sofrimento,
perdemos também a felicidade.
A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.

(Carlos Drummond de Andrade)


AJUDA GRATUITA, SE PRECISAR

Caso você sinta que precisa de ajuda para vencer o tédio e a depressão, procure ajuda em sua cidade ou peça indicação de um profissional com pessoas que você conhece.

Caso você precise de atendimento gratuito, CLIQUE AQUI! e confira essa matéria: Psicólogos oferecem atendimento gratuito durante pandemia.

Quem ama, cuida. Cuide de você e das pessoas que você ama!

Até o próximo post!!

Marcia Cruz
Jornalista | Coach