Empreendedorismo em Destaque,

Empreendedorismo em tempos de pandemia

20 maio Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments



Por Daniel Balke*

O novo Corona vírus (COVID-19) veio com tudo nesse ano para abalar todas as expectativas de crescimento que tínhamos no país, um ser microscópico, mas com um poder de devastação gigantesco, e não estou falando no sentido da contaminação ao ser humano e sim ao de destruição da economia global.

Saímos de uma perspectiva segundo o Ministério da Economia de um crescimento de módicos 0,4% para uma retração de mais de 4% no ano de 2020, isso se não houver mais nenhuma surpresa neste caminho tortuoso.

Vemos brigas políticas entre governantes, disputando quem tem mais razão em uma situação que nunca antes havíamos enfrentado no mundo moderno, e no meio disso tudo, o empreendedor, que não sabe de abre, se fecha, se demite, se contrata ou suspende as atividades.

Porém, o brasileiro nunca desiste e sempre enxerga oportunidade onde para muitos não existe, e negócios inovadores surgem para o bem de uma sociedade que tanto sofre. A internet tem sido bem utilizada em plataformas de vendas on-line e Market Place por pequenos empresários e com custos bem abaixo do que antes se praticavam, o atendimento via WhatsApp e serviços delivery dispararam, mantendo os clientes em suas casas para respeitar o isolamento social.

Vários podcasts, webinars, cursos e palestras on-line dão dicas a quem antes nunca tinha se quer imaginado em trabalhar digitalmente. Termos que já fazem parte do dicionário de quem tem que trabalhar em qualquer momento.
Essa situação adversa claro que, com certeza, vai passar, e sairemos muito mais fortalecidos do que antes, e não seremos os mesmos.

Práticas administrativas, de controle, de boa gestão de negócios serão repensadas e para quem pensa que todas as inovações ficarão só na pandemia está redondamente enganada, isso será levado e aperfeiçoado para o resto de nossas vidas.

E viva a Vida!!!




* Daniel Balke

Contador, Auditor, 
Consultor de Gestão de Negócios
Corretor de Imóveis e Professor Universitário
Ex Presidente da ACIFV – Associação Comercial e Industrial de F. Vasconcelos
Assessor Especial do Sincomércio Alto Tietê