Alimentação saudável,

7 Benefícios incríveis da tangerina para a saúde. Você vai se surpreender!

24 agosto Marcia Cruz 0 Comments


De casca e polpa alaranjadas, a fruta de origem asiática, além de deliciosa, também é considerada bastante nutritiva e, portanto, muito benéfica à saúde como um todo.

Entre os seus nutrientes podemos encontrar a vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, folato (semelhante ao ácido fólico), bioflavonoides, além de minerais como o cálcio, magnésio, potássio, fósforo, entre outros que são essenciais ao bom funcionamento do corpo.

Conheça, agora, SETE benefícios da tangerina para a nossa saúde. 

1 - Faz bem para a pele

A mexerica ou tangerina é uma fruta rica em vitamina C, podendo fornecer ao nosso organismo pelo menos um terço da dose diária recomendada. Sendo assim, uma vez que a vitamina C possui excelentes propriedades antioxidantes, ao consumir a mexerica, é possível cuidar muito bem da saúde e beleza da nossa pele.

2 - Faz bem para o cabelo

Dentre as vitaminas do complexo B presentes na mexerica está a B12, que é essencial para manter o cabelo forte, saudável e bonito, além de fazer com ele cresça muito mais rápido. Outros benefícios dessa vitamina nas nossas madeixas incluem a prevenção da queda e, ainda, do branqueamento precoce, evitando que os fios fiquem brancos antes do tempo e nos deixem com uma aparência envelhecida.


3 - Ajuda a perder peso

A fruta é pouquíssima calórica, oferecendo apenas 53 calorias para cada 100 gramas, o que quer dizer, 
na prática, que você pode consumi-la sem medo de engordar ou, ainda, substituir alimentos mais calóricos, como pães e biscoitos, por ela. Sem contar que ela é rica em fibras!

4 - Fortalece o sistema imunológico

Mais uma vez, graças à presença da vitamina C em sua composição, junto com as suas propriedades antioxidantes, a tangerina também pode ajudar a aumentar a nossa imunidade, fortalecendo as defesas do corpo contra uma série de doenças, dentre elas a gripe e os resfriados.


5 - Protege o coração

Ainda por conta do Nobiletin presente em sua composição, vários estudos comprovaram que consumir a mexerica também pode ajudar a proteger o coração de diversos males, dentre eles, a hipertensão, aterosclerose, AVC, enfartos, derrames e ataques cardíacos. Isso porque a fruta é rica em potássio um mineral essencial para diminuir a pressão arterial e melhorar o fluxo sanguíneo, o que evita a formação dos perigosos coágulos no sangue.

6 - Melhora a digestão 

A primeira explicação para isso é o fato de a fruta conter boas quantidades de fibras e antioxidantes, que ajudam a regular o intestino, além de restringir a absorção do colesterol pelo fígado, o que evita a obesidade e ajuda a desintoxicá-lo. Ainda, ao comer a tangerina, você pode prevenir cólicas e vômitos, o que a torna ideal para mulheres grávidas.

7 -  Hidrata o corpo

A mexerica é uma fruta tropical, o que significa que ela pode ajudar a aliviar o calor nos dias mais quentes do ano, ou seja, no verão. Isso porque a fruta é composta por 90% de água, o que também a torna diurética.


Como se não bastasse tudo isso, inserir a mexerica na sua dieta emagrecedora também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e, ainda, diminuir a produção do cortisol, o hormônio do estresse, que é capaz de estimular o armazenamento de gorduras no corpo. Ou seja, é tudo de bom!

Marcia Cruz