Beleza e Estética

Ter cabelos sedosos e macios é o sonho da maioria das mulheres e existem alguns "segredinhos" simples que podem nos ajudar nesta missão. Confira cinco deles!...

03 maio Marcia Cruz 0 Comments


Ter cabelos bonitos e sedosos é realmente o sonho de toda a mulher. Pelo menos, da grande maioria. E existem algumas dicas simples que podemos adotar no dia a dia para alcançar este objetivo. Duvida? Então confira estas cinco super dicas que garimpei.


1. Usar shampoo e condicionar adequados ao NOSSO tipo de cabelo

Não é a toa que existem tantos tipos de shampoos no mercado e escolher o mais adequado ao nosso cabelo é fundamental. Às vezes um produto pode até ser bem famoso, mas nosso cabelo não se adaptar. Portanto, a dica é experimentar e descobrir as marcas que mais se adaptam ao nosso cabelo.

É importante lembrar também que se o cabelo for seco ou ressecado, não pode ser lavado todos os dias. Isso também é super importante! Conhecer nosso cabelo e tratá-lo de acordo com suas necessidades, creia, é o primeiro passo para mantê-los bonitos e saudáveis!

2. Evitar água quente

Banho morno é uma delícia, mesmo para quem mora em locais com climas mais quentes, como o Nordeste. É o meu caso!... Mas, para os cabelos, o ideal mesmo é lavá-los com água fria. No máximo um pouco morna, e isso mesmo nos dias mais frios.

É... cabelos bonitos tem um preço... Como enfrentar o banho gelado, por exemplo!...

3. Tomar cuidado com chapinha e secador

A gente sabe que o calor do secador e da chapinha acaba danificando nossos cabelos, mas precisamos destas duas ferramentas em nosso dia a dia. Mas, o ideal, é que as usemos sem exageros e somente o mínimo necessário.

Como sou repórter, acabo usando o secador um pouco acima da média, mas procuro usá-lo no máximo três vezes por semana. E, às vezes, uso também a chapinha. Mas prefiro secador, pois deixa o cabelo mais natural.

Não sei qual a sua necessidade, mas procure usar o mínimo possível. Nosso cabelo agradece!




4. Cautela com produtos com sulfatos

Conhecido como lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio ou em inglês, sodium laureth sulfate, o sulfato é uma espécie de detergente utilizado nos produtos cosméticos Como ele é um produto químico com excelente desengordurante e de baixo custo, é amplamente utilizado nos shampoos que nós encontramos nas farmácias e perfumarias por aí. Por ser surfactante, ele tem o poder de engrossar e ajudar a criar espuma no shampoo.

Até aí, tudo bem. Porém, além daquele monte de espuma que nos dá a sensação do cabelo está sendo bem lavado, além de retirar as impurezas, os sulfatos retiram dos fios o que não precisaria, como a tintura passada previamente, a progressiva feita e a hidratação. 

É que por ter alto poder detergente, o sulfato abre demais as escamas dos fios e além da sujeira ele acaba também provocando ressecamento nos fios.



Por isso, se seu cabelo é tingido, tem progressiva ou outro qualquer procedimento químico, FUJA dos produtos com sulfatos, pois eles vão prejudicar os fios e vão tirar a hidratação colocada. 

Se seus cabelos forem cacheados, mesmo sem química, também fuja do sulfato. É que o cabelo cacheado tende a ressecar com mais facilidade e com isso, os cachos não se formam direito. Um shampoo sem sulfato mantém a hidratação no fio e com isso o cabelo fica mais bonito, brilhante e com cachos modelados.


5. Pentear com cuidado

Quem nunca penteou o cabelo com pressa e acabou quebrando um monte de fios? Confesso que já... e muitas vezes!

Com nossa vida agitada, a gente acaba tendo pressa para tudo, inclusive na hora de pentear os cabelos. Mas devemos vigiar pois pentear o cabelo de forma errada é muito danoso para os fios. E o que queremos aqui são dicas que possamos adotar, na prática, para termos cabelos bonitos, sedosos e macios, certo? Fios quebrados são feios!

Portanto, neste ponto, a primeira que devemos observar é termos uma boa escova e um bom pente. Pelo menos um bom de cada! Que se adaptem ao NOSSO cabelo e que não arrebentem os fios.

Depois, vamos a maneira certa de pentear: começar sempre do meio do cabelo, seguindo até as pontas, sempre lentamente, desembaraçando os fios com cuidado. 

Pressa, nessa hora, vai resultar em fios danificados. Se é o que você quer, acelere! Mas se quer cabelos bonitos: relaxe! Muita calma... e paciência!... No fim, vai valer à pena!

POR HOJE É SÓ!...

E aí, gostaram das dicas? Dá para a gente adotá-las no dia a dia, né mesmo? E vale a pena ter cabelos mais bonitos.

Até a próxima postagem, afinal, BEM VIVER é preciso!...


Marcia Cruz
dicasbemviver@gmail.com

Curta nossa página no Facebook!