Beleza e Estética

Cronograma capilar - saiba porque é importante para seus cabelos e comece o quanto antes a aproveitar seus benefícios

06 maio DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


Ter e manter cabelos bonitos e sedosos é o sonho de todos nós, não é mesmo? Principalmente para as mulheres. E por isso hoje eu trago uma postagem sobre Cronograma Capilar. O que ele significa? Porque é importante? E como montar o cronograma? Também trago um teste super fácil para você descobrir a maior necessidade básica do seu cabelo. Se ele está precisando mais de hidratação, nutrição ou reconstrução. E você irá entender cada uma destas etapas. Continue lendo, aqui no DBV!! 


Cronograma Capilar - O que é e como funciona?

Basicamente, o Cronograma Capilar é uma agenda de tratamento dos cabelos onde a gente cumpre três etapas essenciais nos cuidados aos cabelos. São elas: hidratação, nutrição e reconstrução. 

Hidratação - Serve para repor a água do fio. Sabemos que nosso cabelo precisa desta etapa quando ele está sem brilho, ressecado, embaraça com facilidade e está ressecado. Esta etapa dá emoliência aos fios.

Nutrição - Serve para devolver os lipídios aos fios. Sabemos que nossos cabelos estão desnutridos quando eles estão sem balanço, sem brilho, desalinhado e com muito frizz. A etapa de Nutrição deixa os fios macios e sedosos. 

Reconstrução - Serve para repor as proteínas dos fios. Nossos cabelos precisam de reconstrução quando estão fracos, finos e quebradiços. E em estado grave quando estão elásticos e emborrachados. Esta etapa dar resistência e força aos nossos cabelos. 



Teste Rápido

Para saber qual a etapa mais necessária para seu cabelo, no momento, trouxemos um teste rápido garimpado do blog Chata de Galocha. 


Iniciando o Tratamento - Cronograma Capilar Oficial

Sim, o Cronograma Capilar é um tratamento para nossos cabelos e deve ser levado de forma séria. Existe um Cronograma Capilar Oficial (modelo abaixo) que recomenda-se ser adotado na fase inicial e por pelo menos seis meses, sendo que entre uma etapa e outra é preciso um intervalo de 48 horas entre os procedimentos


Depois deste período, recomenda-se manter Hidratação uma vez por semana, Nutrição duas vezes por mês (de 15 em 15 dias), e Reconstrução uma vez por mês.

Entendido, né? Depois de fazermos o Cronograma Capilar Oficial, devemos manter a rotina de manutenção da seguinte forma: 

Hidratação - 1 x / semana
Nutrição - 15 - 15 dias
Reconstrução - 1 x / mês 

Mas vamos aprender mais detalhes sobre o tratamento. 



Etapas e Cremes a Usar

Hidratação - Máscaras de hidratação são a base de vitaminas, vegetais, aloe (babosa), silicone, pantenol e glicerina. 

Nutrição - Máscaras à base de óleos vegetais, ou manteiga vegetal (como karité e cacau). No lugar da máscara, pode-se fazer o processo de Umectação, que vamos falar com mais detalhes na próxima postagem.

Reconstrução - Máscaras à base de queratina, aminoácidos, colágeno, arginina e proteínas. 



Como usar o Cronograma Capilar

Para cada etapa do cronograma, uma dica valiosa: primeiro lave bem os cabelos com shampoo antiresiduo, que abre a cutícula dos fios, fazendo com que eles recebam melhor o tratamento

Depois, aplique as respectivas máscaras, seguindo o Cronograma Oficial, lembrando que entre uma etapa e outra é preciso um intervalo de 48 horas entre os procedimentos. 

Aplique as máscaras em todo o cabelo, massageando bem e em pequenas mechas. Pode passar um pente para ajudar a distribuir bem entre os fios, e deixe por cerca de meia hora. É bom o uso de uma touca térmica durante este período, para turbinar ainda mais o procedimento.  



Depois enxague bem com água morna ou fria (nunca com água quente, que danifica os fios!), e aplique o condicionador. 

Finalize sempre com um protetor térmico, mesmo que não vá dá escova ou pranchinha. 

Truque Valioso - Depois que tirar o condicionador, borrife o cabelo com vinagre de maçã e deixe por 15 minutos. Ele vai fechar a cutícula, finalizando com chave de ouro o procedimento e fazendo com que os efeitos sejam mais intensos! Prefira sempre o vinagre de maçã, que é o mais indicado para usar nos cabelos. Não fica cheiro de vinagre!! Depois é só enxaguar e aplicar o protetor térmico. 



Para quem lava os cabelos os cabelos mais que três vezes por semana, nos demais dias, apenas lave normalmente, usando somente shampoo e condicionador. 

Dicas:

- No lugar da máscara de nutrição você pode fazer o processo de Umectação, que falaremos na próxima postagem.

- No lugar de comprar máscaras de hidratação e de reconstrução, quando for fazer a etapa de reconstrução adicione à mascara de hidratação uma ampola de queratina. Assim você turbina sua máscara de hidratação e ela cumprirá essa etapa tranquilamente. Lembrando que a etapa de Reconstrução é mensal.  

Opções de Cronograma

No blog Chata de Galocha existem mais alguns modelos de cronogramas que podem ser feitos de acordo com a necessidade de seus cabelos. 



Uma coisa é certa, vale super à pena a gente ter um tempinho para se cuidar. E ter cabelos macios, sedosos, brilhando e cheirosos faz super bem à auto estima, que é essencial para Bem Viver!

Na próxima postagem, vamos falar sobre Umectação, que é uma outra forma da gente cumprir a etapa de Nutrição. Acompanhe!!

Marcia Cruz