Alimentação saudável,

O poder dos termogênicos

30 setembro Marcia Cruz 0 Comments


Alimentos termogênicos são maravilhosos, pois ajudam a acelerar nosso metabolismo e, consequentemente, nos ajudam a queimar gordura, mesmo quando estamos em repouso. Isso não é fantástico? Adorooo!! Mas nada de preguiça e gordices, para que os resultados sejam realmente efetivos eles precisam estar aliados a atividade física e a uma alimentação saudável. 

Confira agora cinco alimentos que ligam a termogênese em nosso corpo e turbine seu projeto pro verão. Confira!! 


Óleo de Coco: O Óleo de Coco é uma boa opção de alimentos termogênicos que ajudam a emagrecer pois ele pode ser usado como tempero para saladas, misturado com iogurtes, batido em vitaminas ou sucos e até mesmo em bolos e doces – embora esses últimos, bastante calóricos, devam ser consumidos em menor quantidade. 

O ideal são 2 colheres (sopa) por dia. Além disso, como a gordura do óleo de coco não precisa de enzimas especiais para ser absorvida e transforma-se rapidamente em energia, não fica depositada no corpo. Por isso, é considerada termogênica e ajuda no emagrecimento.



Vinagre de Maçã: Um estudo realizado pela Universidade do Arizona e publicado no periódico norte-americano Diabetes Care analisou a ingestão do Vinagre de Maçã por diabéticos. Ao longo do período da pesquisa, os participantes emagreceram em média dois quilos em um mês. Isso ocorreu porque o vinagre de maçã é capaz de evitar picos de insulina após a ingestão de carboidratos. 

Como se não bastasse, o ácido acético presente no vinagre inibe a absorção de amidos e açúcar.



Pimenta Vermelha: A Pimenta Vermelha é um dos principais alimentos termogênicos que ajudam a emagrecer pois, apesar de ardida, na medida certa, é um tempero saboroso e que ainda apresenta uma substância chamada capsaicina, que é altamente termogênica, pois consegue aumentar a temperatura corporal com eficiência. 

Essa dissipação de calor ocorre na gordura marrom, um tipo de gordura do nosso corpo que é ricamente vascularizada.



Chá-Mate: O Chá-Mate tem função energética e estimulante, acelerando o metabolismo e favorecendo o trabalho do cérebro.



Mostarda: A Mostarda é outra boa alternativa de alimentos termogênicos que ajudam a emagrecer, pois ela possui grande quantidade de fibras e ajuda no bom funcionamento do intestino. 

Além disso, ela (tanto em grão quanto em folha) possui propriedades antitumorais. Os glucosinolatos, por exemplo, ajudam a prevenir câncer no trato gastrointestinal.



Café: Segundo estudos, a cafeína, principal substância da bebida, tem o potencial de melhorar o desempenho físico, desde que haja prática de exercícios. A pesquisa envolveu atletas treinados e constatou melhores resultados para quem consumiu de 3mg/kg a 6mg/kg diários de cafeína. Para uma pessoa que pesa 70kg, por exemplo, o ideal seriam de 210mg a 420mg da substância. Para ajudar, é preciso levar em conta que 60ml de café fervido, correspondem a 40mg, enquanto, 60ml de café expresso correspondem a até 80mg de cafeína.

Outra observação importante foi o maior efeito da propriedade em tabletes ou cápsulas do que na forma de bebida. 

Não se pode esquecer também dos demais ganhos associados ao grão. Além da cafeína, que é um potente estimulante do sistema nervoso central, o café é uma fonte importante de antioxidantes, sais minerais (Magnésio, cromo, Manganês) e vitamina B3 (niacina), apresentando benefícios na prevenção de alguns tipos de câncer como de fígado, cólon e reto. 

Portanto, o Café é um alimentos termogênicos que ajudam a emagrecer. Como eu amo café, essa realmente foi uma notícia maravilhosa!!! CLICK AQUI e saiba mais sobre os efeitos benéficos do café na nossa saúde e também na área estética!!



Na próxima edição, falarei de mais alguns alimentos termogênicos. Esses queridinhos que não podem faltar em nossas refeiçoes, não é mesmo?

Até o próximo post!!