Beleza e Estética,

Saiba como os óleos essenciais são absorvidos pelo corpo

31 outubro Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


 
A Aromaterapia pode ajudar a aliviar o estresse, combater a irritação, amenizar a ansiedade, agir como calmante, a melhorar uma relação e até trazer mais saúde. Mas como os óleos essenciais são absorvidos pelo nosso corpo?

São duas maneiras: pelo olfato (inalação) e pelos poros (absorção pela pele). Continue lendo e saiba mais!
 



ÓLEOS ESSENCIAIS: ABSORÇÃO POR INALAÇÃO

Na inalação, o nariz reconhece as moléculas aromáticas dos óleos essenciais por meio dos receptores olfativos, que estão localizados nas membranas dos cílios, passando pelos neurônios olfativos, e chegando até o nosso sistema límbico, que é o cérebro das emoções. 
Todos os órgãos do corpo estão conectados com centros localizados no sistema límbico, que é diretamente influenciado por pensamentos e emoções.

O que nos interessa que relaciona comportamentos, memórias e emoções:

Hipotálamo: é o mais importante de todos porque comanda o sistema nervoso e endócrino, nossos hormônios.

Hipocampo: responsável por nossas memórias.

Amígdalas cerebelosas: responsável pelos nossos comportamentos, nos dá sensação de prazer e dor, tristeza, alegria, medo, raiva  por exemplo.

A inalação através dos colares de aromaterapia ou difusores aromáticos é a melhor forma de uso para esse tipo de absorção.



ÓLEOS ESSENCIAIS: ABSORÇÃO PELA PELE

A outra forma de absorção dos óleos essenciais é pela pele, o maior orgão do corpo humano. Os óleos essenciais são lipo-solúveis, o que ajuda na penetração na pele.

Suas moléculas são leves e ajudam a penetrar mais rapidamente na derme e diretamente na corrente sanguínea. Mas atenção:
se a pele está muito desidratada, isso pode dificultar a absorção dos óleos essenciais.

A temperatura da pele também pode impactar na absorção: se a pele estiver aquecida, logo absorverá mais rápido porque os vasos sanguíneos se dilatam, tornando mais fácil a entrada dos óleos essenciais na corrente sanguínea.

Se a pele apresenta sudorese, a absorção fica comprometida. Isso porque as glândulas sudoríparas não permitem que as substâncias passem quando estão muito úmidas.

A massagem aromaterápica é um tratamento que estimula a penetração dos óleos essenciais na pele, como os óleos são voláteis e evaporam rapidamente, é sempre aconselhável cobrir as partes do corpo que não estiverem sendo massageadas.

Os óleos essenciais são muito concentrados. Por isso, é necessário utilizar veículos carreadores para que os óleos essenciais penetrem pela superfície da pele. Carreadores são os óleos vegetais prensados a frio, cremes e géis neutros, sabonete neutro e sais de banho ou para escalda-pés.

ALERTA IMPORTANTE: nunca utilize os óleos essenciais puros sobre a pele, pois isso pode causar alergias e queimaduras graves.
A Aromaterapia e os óleos essenciais podem ser aliados no controle e equilíbrio das suas emoções, mas lembre sempre de consultar alguém especialista aromaterapeuta antes de fazer uso dos óleos.
Esse profissional pode te ajudar a escolher os melhores tratamentos e os óleos mais indicados para o seu momento, respeitando sua individualidade.

Por SOLANGE LIMA
Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo