Alimentação saudável,

7 dicas para planejar a alimentação saudável

03 novembro Marcia Cruz 0 Comments



Ter uma alimentação saudável é fundamental para a boa saúde. Porém, com o corre corre, produtos industrializados acabam sendo atrativos, principalmente quando comprados em lojas de produtos naturais, com ar de mais saudável. E, de fato, são melhores que os produtos industrializados sem preocupação com a quantidade de produtos químicos, corantes, conservantes etc.. Mas, o ideal mesmo, é termos uma alimentação mais natural, com mais vegetais, frutas e legumes, e boas proteínas! 

Na postagem de hoje, algumas dicas para facilitar o planejamento para que você possa ir implementando uma alimentação mais saudável para você e sua família. Lembre-se: alimentação saudável não é dieta, e sim estilo de vida! É algo que você deve adotar no seu dia-a-dia. Este é o verdadeiro novo normal que todos devemos adotar!! 

Confira as dicas!



1 - Para começar o planejamento, crie o cardápio da semana e liste os ingredientes necessários. Confira o que tem na despensa e na geladeira e faça uma lista do que falta, evitando desperdícios e otimizando suas compras.

2 - Escolha horários com menos movimento para ir às compras, evitando longas filas,  ou compre online. Hoje em dia está muito fácil comprar tudo através de aplicativos e você economiza tempo e o dinheiro do combustível! Procure os supermercados que tenham entrega grátis e verifique os bônus disponíveis. Economizar é sempre bom! 
 
3 - Não exagere nas compras. Siga a lista do item 1 e evite compras por impulso! Mas, se lembrar de algo que queira muito, também não precisa ficar se martirizando. Só não exagere! Compre com responsabilidade e consciência, sem desperdícios!
 
4 - Definitivamente, elimine de sua lista e de sua vida os alimentos ultraprocessados, como bolachas, refrigerantes, sucos de caixa e sopas solúveis, entre outros. A maioria deles é rica em sódio, gordura trans e calorias vazias. 


 
5 - Já que temos muitos afazeres no dia-a-dia, que tal separar um dia da semana para preparar as refeições e armazenar, facilitando sua rotina? Você pode preparar porções e congelar, ou já deixar o serviço adiantando, como porções de proteínas na quantidade do consumo do dia, para não ficar descongelando e congelando, danificando o alimento, e já limpas. Se for deixá-las com tempero, cuidado com a quantidade do que for usar, principalmente do sal.  

6 - Pesquise marcas de massas e pães que sejam integrais e sem trigo. Hoje em dia o mercado já oferece inúmeras opções de produtos com farinhas mais nutritivas e saudáveis. E, quanto ao arroz, que tal experimentar opções alternativas, como quinoa e arroz de couve-flor? Mas, caso goste muito do arroz, prefira versões integrais.

Dica extra: para evitar desperdícios, guarde o pão na geladeira ou mesmo no congelador e o aqueça na hora de comer.
 
7 - Sua atenção maior deve estar em frutas, vegetais e legumes. Mas sem exagero, pois a durabilidade deles não é grande. 

Frutas frescas mais resistentes: maçã, laranja, limão, goiaba, melão, abacaxi. 

Legumes frescos e resistentes: aipo, brócolis, cebola, batata, batata-doce, inhame, cenoura, abóbora.


Até a próxima postagem!