Alimentação saudável,

Receita e Benefícios do Brodo – Caldo de Ossos

19 julho Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments



O caldo de osso, ou brodo, é um alimento natural rico em diversos nutrientes, como colágeno, glicosamina e condroitina, magnésio, cálcio e fósforo. É um excelente aliado para quem quer emagrecer e também para quem precisa de colágeno. Ou seja, todos nós!! (CLIQUE AQUI E CONFIRA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO COLÁGENO).

O brodo é um alimento típico da dieta paleo, quando era consumido com muita frequência, como sopa. Confira os benefícios do brodo e a receita. Vamos lá?

BENEFÍCIOS DO BRODO

Os ossos são uma fonte muito rica em minerais, incluindo: cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio, sódio e zinco. No entanto, para extrair todos esses minerais é preciso utilizar um meio ácido no cozimento. Por isso, quando for preparar seu brodo, lembre-se sempre de adicionar um pouco de vinagre para obter o máximo de minerais dos ossos.

Você pode tomar o brodo como caldo, tipo uma sopa, ou usá-lo em outras receitas, aproveitando os benefícios dos nutrientes, que não são tão fáceis de se obter nos alimentos mais comuns, além de ser uma rica fonte de colágeno.


Confira os benefícios do Brodo:

1- Protege as Articulações

O caldo de ossos é uma das melhores fontes de colágeno. Com o passar dos anos, nossas articulações naturalmente vão ficando mais desgastadas e vamos perdendo a flexibilidade. O colágeno, junto com a gelatina e outros nutrientes do brodo, ajuda a retardar ou até mesmo a reverter esse desgaste das nossas cartilagens e articulações. Além disso, o consumo do caldo de ossos ajuda a fortalecer os ossos e a mantê-los densos.

2- Faz Bem para o Intestino
Pesquisas vêm comprovando que a gelatina é benéfica para restaurar o tecido intestinal e para combater sensibilidade ao trigo e à lactose, ajudando assim a flora intestinal. O brodo é facilmente digerido e não agride o sistema digestivo, ao contrário de diversos alimentos, que podem levar muito tempo para serem processados.

O brodo é um dos melhores alimentos que você pode consumir para restaurar os tecidos do intestino e fortalecer sua saúde de modo geral. O colágeno e a gelatina, mais os aminoácidos prolina e glutamina, que se encontram em grandes quantidades no brodo, recuperam o tecido intestinal e o tornam impermeável novamente.


3- Mantém a Pele Saudável
O colágeno ajuda a formar elastina e outros componentes vitais para manter a pele tonificada e com textura e aparência jovens. Aliás, o colágeno é considerado um grande aliado na luta contra rugas e outros sinais de envelhecimento. Muitas pessoas também afirmam que o colágeno ajuda a combater a celulite, já que a celulite aparece quando há problemas no tecido conectivo, fazendo com que a pele perca sua firmeza.


4- Fortalece o Sistema Imunológico
Um dos benefícios mais impressionantes do caldo de ossos é sua capacidade de restaurar o tecido intestinal e, por consequência, fortalecer o sistema imunológico. Quando o intestino fica enfraquecido, pequenas partículas de alimento não digerido podem escapar e cair na corrente sanguínea. Isso torna o sistema imunológico hiperativo, aumenta a inflamação geral e causa disfunções de todo tipo.

5- Ajuda no Metabolismo e Promove o Anabolismo
O caldo de ossos é uma ótima fonte de aminoácidos, que atuam de forma importante no corpo na construção e reparação do tecido muscular, no fortalecimento dos ossos, na absorção e síntese de nutrientes e na manutenção dos músculos e ligamentos.

A glicina que há no colágeno ajuda na criação de músculos ao converter a glicose em energia disponível. Ela ainda trabalha em conjunto com os antioxidantes no corpo, retardando o desgaste de cartilagens e tecidos ligado ao envelhecimento. Há estudos que mostram como a glicina evita a perda de músculos e expressão de genes ligados ao catabolismo.


RECEITA DO BRODO (CALDO DE OSSOS)

Você pode usar ossos de animais como porco, frango, vaca, cordeiro e até mesmo peixes. Quando for escolher qual parte separar para fazer o caldo uma das melhores são as articulações, mas todo tipo de osso vale e vai servir para fazer esse caldo supernutritivo.

Dê preferência aos ossos de animais criados em pasto ou de forma orgânica se possível.

O verdadeiro tempo de cozimento do seu caldo vai variar de acordo com o tipo de ossos que você utilizar. Por isso, não é possível dar uma receita exata, apenas uma referência.

Você pode optar por fazer o brodo em grandes quantidades, já que seu caldo de ossos pode ficar até cinco dias dentro da geladeira e dura até seis meses se for congelado.

Ingredientes

Cerca de 1 quilo de ossos
uma cebola
quatro dentes de alho
duas cenouras
três colheres de sopa de vinagre de maça (fundamental para extrair os minerais dos ossos)
sal marinho a gosto
uma colher de chá de pimenta do reino

Modo de preparo

Doure os ossos no forno ou na panela, para dar um sabor extra ao seu brodo.
Em seguida, coloque os ossos em uma panela de pressão e cubra com água.
Adicione o vinagre de maça, e deixe repousar por trinta minutos.
Adicione os vegetais cortados de uma forma mais grossa e os temperos secos. Complete a água até chegar a 2/3 da panela.
Leve a panela de pressão ao fogo alto até começar a apitar, então deixe no fogo baixo de 45 (peixes) a 60 minutos (frango e porco). Se usar ossos bovinos grandes, deixe por cerca de 90 minutos. Então desligue o fogo e deixe a panela despressurizar por conta própria.
Depois que a panela esfriar, retire a espuma e outras impurezas que ficarem por cima, na superfície do caldo.
Passe o brodo por uma peneira e está pronto!

QUEIMA DE GORDURA ABDOMINAL


Dr. Marco Baggio, Nutricionista Expert em Emagrecimento Saudável, Aumento de Massa Muscular, Longevidade e Qualidade de Vida, Revela Através Deste Completo Guia De Emagrecimento, O ÚNICO Método Efetivo e Saudável Para Por Um FIM DEFINITIVO No Excesso de Gordura Abdominal e De Quebra Blindar o Seu Corpo Contra Doenças Crônicas Modernas.

O Guia Contém: 

O Segredo dos Magros - Como Queimar Gordura Abdominal
Técnicas Avançadas Para Queima de Gordura Abdominal
78 Receitas Para Definir Seu Abdômen