Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Nova diretoria do Sebrae Sergipe tomou posse e tem o empresário Lauro Vasconcelos como novo superintendente

14 janeiro Marcia Cruz 0 Comments

Foram empossados na quinta-feira, 13/01, às 19h, os novos representantes da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE) para o quadriênio 2011/2014. O empresário Lauro Vasconcelos assumiu a Superintendência do órgão, enquanto Emanoel Sobral e Marcelo Farias Barreto ocuparam as Diretorias Técnica e Administrativo-Financeira, respectivamente, e o empresário Antônio Carlos Araújo assume a presidência do Conselho. A solenidade foi realizada na sede do órgão e contou com a presença do governador do Estado, Marcelo Deda, autoridades, convidados especiais e imprensa.


O superintendente empossado frisou o ineditismo de uma diretoria de Sebrae sergipana liderada por microempresários. “Eu e Antônio Carlos, por sermos proprietários de pequenos negócios, podemos ser considerados legítimos representantes dos micro e pequenos empresários. Isso não quer dizer que os dirigentes anteriores não realizaram um grande trabalho. Mas creio que a experiência e a vivência de quem está do outro lado, de quem conhece as dificuldades e o dia-a-dia do empreendedor, podem fazer a diferença. E minha maneira de trabalhar se resume em manter as portas sempre abertas para qualquer instituição, venha de onde vier. Esperamos desenvolver um bom trabalho aqui”, ressaltou Lauro Vasconcelos.



Na oportunidade, o governador frisou a integração estabelecida entre o Sebrae e o Estado na última gestão do órgão. “Quero destacar a imensa contribuição que foi dada pelo Sebrae ao Governo de Sergipe nos últimos dois anos. Foi nesse período que se entendeu que a entidade foi construída para articular os setores produtivos com o setor público em favor da micro e da pequena empresa. O Governo do Estado tem no Sebrae um extraordinário parceiro. Através da nossa Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, buscamos construir programas e projetos em parceria com o governo federal para estimular as exportações do pequeno empreendedor e qualificá-lo a conhecer e disputar o mercado internacional, aumentando a competitividade do setor na economia sergipana e ajudando Sergipe a aumentar sua própria competitividade no âmbito econômico do Nordeste e do Brasil”, frisou Deda.


O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, Jorge Santana, ressaltou o engajamento do Estado na busca por mais fomento aos pequenos negócios e deu votos de boa sorte à nova gestão. “Até 2006, Sergipe não tinha uma política pública de apoio à microempresa. O Sebrae atuava sozinho, isolado e desarticulado de políticas de governo. Mas no meio de 2007 o governador anunciou uma das mais ousadas políticas de desoneração tributária do país. Sergipe virou referência nacional em compras públicas para a pequena empresa, e, a partir disso, é possível vislumbrar as imensas oportunidades de parcerias que se abrem entre o Governo e o Sebrae. Parcerias que avançaram muito principalmente a partir de 2009, com uma nova diretoria. E agora, com Lauro Vasconcelos à frente, acreditamos que ainda mais passos poderão ser dados. Desejo sucesso a todos aqueles que irão conduzir esta instituição a partir de agora”, declarou o secretário.

Presenças


Prestigiaram a solenidade a primeira-dama do Estado e secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino; o secretário de Estado do Planejamento e Gestão, José Oliveira Junior; o secretário de Estado da Casa Civil, Jorge Alberto; os deputados federais eleitos Márcio Macedo e Laércio Oliveira; o deputado estadual Zeca da Silva, representando a Assembleia Legislativa; o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Emmanuel Nascimento; o secretário de Planejamento de Aracaju, Lucival Santana; o representante do Sebrae nacional, Mario Lúcio Dávila; Jouberto Uchôa, reitor da Universidade Tiradentes; Saumíneo Nascimento, diretor-presidente do Banese.


Saiba mais sobre o novo superintendente

Lauro Aurélio Vieira Sampaio Vasconcelos, 54 anos, é aracajuano. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe, foi presidente da Associação de Lojistas do Shopping Riomar, membro do Conselho de Vogais da Junta Comercial de Sergipe, vice-presidente da Associação Comercial de Sergipe e presidente, por duas vezes, da Junta Comercial de Sergipe. Emanoel Sobral, 58 anos, é natural de Itaporanga D’ajuda. É bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Tiradentes, foi prefeito de Itaporanga e diretor do serviço de administração geral da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Turismo (1983/1985). Foi diretor técnico do Sebrae (1995/1999 e 2003/2009) e superintendente do órgão.

Fotos: Marco Vieira/ASN