Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Até 18 de março estarão abertas as incrições para o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger. Saiba mais!

01 março Marcia Cruz 0 Comments

Foto de Pierre Verger
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), inscreve até o dia 18 de março, para a quarta edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, um dos maiores concursos para trabalhos fotográficos do Brasil, com o objetivo de incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica brasileira.
A premiação é dada a um conjunto de trabalhos de temática e técnica livres, de um fotógrafo residente no País. Além de condecoração no valor de R$ 30 mil, o selecionado receberá apoio financeiro para a realização de uma exposição individual em Salvador e a publicação de um catálogo com o ensaio, num investimento total de R$ 60 mil concedidos pela Funceb/Secult.

O edital e seus anexos estão disponibilizados no site www.funceb.ba.gov.br.

Criado em 2002, o concurso bianual é destinado a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros com situação de permanência legalizada, maiores de 18 anos, que devem apresentar um projeto ainda não premiado no Brasil e no exterior. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Funceb, no Pelourinho, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, ou pelos Correios.

Em sua mais recente edição (2008/2009), o Prêmio realizou 154 inscrições provenientes de 16 estados brasileiros. Uma comissão formada pelos fotógrafos Edgard Oliva, Márcio Lima e Titus Riedl selecionou o fotógrafo brasiliense Leonardo Costa Braga, que publicou um catálogo e realizou no Palácio Rio Branco, em agosto do ano passado, a exposição ‘Homogenia’.

A quarta edição da exposição apresenta novidades, entre elas, não ter a obrigatoriedade de ser feita na Galeria Pierre Verger, pertencente à Funceb, podendo o fotógrafo indicar o espaço expositivo de sua preferência, dentro da cidade de Salvador. Os critérios de avaliação foram modificados, dando maior peso ao mérito artístico da proposta.

Premiados em edições anteriores
O pernambucano Márcio Lima (2003/2004), com o tema ‘Gente e Costumes da Bahia’.
O mineiro Rodrigo Albert (2005/2006), com as séries ‘Costumes e Ofícios, Gentes e Lugares e Mitos’.
O brasiliense, residente em Minas Gerais, Leonardo Costa Braga (2008/2009), com as duas séries ‘Homem e Árvore’ e ‘Homogenia’.