Dicas DBV Turismo,

Paulo Afonso, na Bahia, está entre os novos 50 destinos turísticos oficiais do Brasil

29 abril Revista Conexão Nordeste 0 Comments

O Ministério do Turismo vai incorporar mais 50 cidades como roteiros turísticos no Brasil. Paulo Afonso é uma delas. Com essa inclusão, aumenta para 115 o número de destinos turísticos no País e, na Bahia, juntamente com Itacaré e Cairú, oito. Esse municípios serão priorizados com ações do MTur, dentro do Programa Roteiros do Brasil (PRT).
Em 2007, o ministério indicou 65 cidades como destinos indutores do desenvolvimento. Em 2010, elas receberam visita de técnicos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que avaliar as qualidades e defeitos de cada uma. Depois disso foi feito um Estudo de Competitividade e criado um Projeto de Gestão e Planejamento dos Destinos Turísticos.
Segundo Rose Oliveira, da Bahiatursa, responsável pela Regionalização do Turismo na Bahia, entre os aspectos avaliados estão a economia local, atrativos turísticos, marketing, promoção e aspectos ambientais. Após a avaliação da FGV, o Instituto Marca Brasil, segundo parceiro do ministério, é que fica responsável pelo progresso do projeto. “Os destinos contemplados terão grande visibilidade internacional, com divulgação nas principais revistas de turismo do mundo”.
Em encontro realizado nos dias 7 e 8 deste mês, em Paulo Afonso, um representante do Instituto e de diversos segmentos turísticos como a Bahiatursa, o Sebrae, o Senac, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), prefeitura local, Chesf, Associação de Guias, Hotelaria, Gastronomia e agências de viagens, se reuniram para discutir a continuidade dos objetivos traçados previamente.
Um Grupo Gestor de Turismo de Paulo Afonso foi criado, sendo formado por representantes do setor público e privado. Mais três encontros serão realizados para promover a capacitação das agências de turismo, do setor hoteleiro, da Polícia Militar e diversos outros segmentos.