Giro DBV Social @By Marcia Cruz

De 23 a 25, Aracaju é a capital do combate à corrupção

22 novembro Marcia Cruz 0 Comments

Maria Sylvia Zanelladi Pietro
O combate à corrupção é um assuntoque está cada vez mais em pauta. Mas não basta apenas falarmos dacorrupção, é que preciso que conheçamos o assunto e possamos trata-lo de formaracional. Para isto, de 23 a 25 de novembro, Aracaju recebe a quarta edição doCongresso Brasileiro de Controle Público, que tem como temática principal esteano o Combate à Corrupção e Novos Paradigmas do Controle.

É um evento de grande porte queacontecerá no Teatro Tobias Barreto e, nestes três dias, receberá a presença dequatro ministros de Estado, autoridades locais e professores de renome na áreajurídica, que tratarão de assuntos importantes e atuais, como controle sobre osconcursos públicos, previdência complementar dos servidores públicos, danomoral e controle público, terceiro setor e seu controle na área de saúde eeducação, controle sobre as obras públicas e as PPS para a Copa do Mundo emuito mais. Os temas que serão debatidos no Congresso estão na ordem do dia. Énecessário combatermos a corrupção com conhecimento, por isto estaremostratando de aspectos amplos do combate à corrupção e da luta pela transparênciada informação pública, pois a informação é um detergente da democracia. Estesassuntos estão sendo tratados pela mídia de forma simples, e nossa proposta étrazê-los à tona através de especialistas, diz Paulo Modesto, coordenadorcientífico do evento e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Público. 



Quatroministros estarão presentes

A quarta edição do CongressoBrasileiro de Controle Público, que pela primeira vez acontecerá fora deSalvador, conta com a presença de quatro ministros. São eles: Jorge Hage,ministro chefe da Controladoria Geral da União (CGU, que denunciou o esquema decorrupção das Organizações Não-Governamentais (ONGs); Eliana Calmon, do SupremoTribunal de Justiça (STJ) e corregedora Nacional de Justiça (CNJ), que vemsendo chamada de Dama de Ferro por combater a corrupção no Poder Judiciário; eos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU, André Luis de Carvalho, quesubstituirá o ministro Valmir Campelo, e Ana Arraes, a ex-deputadafederal que assumiu como ministra dia 29 de setembro.
Ana Arraes
Filha do ex-governador de Pernambuco, MiguelArraes, e mãe do atual governador pernambucano, Eduardo Campos, provávelcandidato de Lula, a presidente ou a vice, nas próximas eleições presidenciais,a ministra Ana Arraes esteve nos holofotes nacionais e estará abrilhantando o corpo depalestrantes do Congresso. 



Professores eprofissionais

Humberto Ávila
 O Congresso também contará com a presença deilustres professores da área jurídica, a exemplo de:  Maria Sylvia Zanelladi Pietro, Marcio Cammarosano e Alexandre Mazza, de São Paulo; Humberto Ávila,do Rio Grande do Sul; Rafael Carvalho, do Rio de Janeiro; Edgar Guimarães, doParaná e Raquel Melo Urbano de Carvalho, de Minas Gerais, entre outros. Representando Sergipe, estarão como palestrantes oprocurador Pedro Durão, presidente da Associação dos Procuradores do Estado deSergipe e coordenador do curso de Direito da Fanese; o procurador Tiago Bockiede Almeida; Orlando Rochadel Moreira, procurador-geral de Justiça; e osprofessores José Sergio Monte Alegre (UNIT), Carlos Augusto Alcântara Machado(UFS); e Patricia Verônica Sobral de Souza (UNIT).
A abertura do evento vai ser feita por IsabelNabuco, Conselheira Presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, e oencerramento pelo conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza, vice-presidentedo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, que foram os responsáveis pelacaptação do Congresso para Aracaju. As outras três edições do evento aconteceramna capital baiana.

Programação



Confira a programação completa no endereço www.direitodoestado.com.br/cp esaiba sobre as promoções para grupos através do site ou dos telefones.Informações no 0800-707-5246 ou (71) 2101-5246.

O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro deDireito Público, com organização da LatoSensu Eventos, ambas de Salvador,Bahia.