Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Experiência baiana de gestão pública é destaque em congresso internacional

10 novembro Marcia Cruz 0 Comments


As experiências baianas sobre reforma e administração pública desenvolvidas no âmbito do Estado da Bahia estão sendo apresentadas durante o XVI Congresso Internacional do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (Clade), que acontece até esta sexta-feira (11), em Assunção, capital do Paraguai.  

O governo baiano se destaca entre os participantes do evento por apresentar o maior número de pôsteres selecionados, como exemplo do avanço em gestão pública. No total, são sete pôsteres que abordam as seguintes temáticas: recursos humanos, capacitação profissional, monitoramento do gasto público, ações correcionais e políticas públicas, desenvolvidas pela Secretaria da Administração (Saeb).  

Uma das participações baianas durante o congresso será nesta sexta-feira (11), com palestra do chefe de gabinete da Saeb, Edelvino Góes, que fará uma palestra sobre  “A Experiência de Gestão por Organizações Sociais”.  

BOA EXECUÇÃO -  Edelvino destacará  os desafios e conquistas da gestão pública estadual, especialmente o modelo das Organizações Sociais (OS), que tem o objetivo de fomentar a boa execução da gestão, por meio da manutenção de parcerias, para o cumprimento de políticas públicas e a manutenção da qualidade dos serviços prestados pelo Estado. 

As OS são instituições de direito privado, sem fins lucrativos, que podem celebrar contratos de gestão de serviços públicos com a administração estadual, mediante seleção pública. Atualmente, o Governo da Bahia possui 15 contratos em vigor com Organizações Sociais, sendo que 97% das parcerias se referem à gestão de unidades de saúde. Há experiências também nas áreas de cultura, educação e agricultura.  

Dentre os painéis reservados à Bahia serão apresentadas as ações de valorização do servidor público, formação do funcionalismo e modernização da máquina pública com a Rede de Consultores Internos da
Bahia, projetos na área correcional do Estado e participação pedagógica no Plano Plurianual (PPA).  

Também serão apresentados o Programa de Qualificação do Gasto Público – Compromisso Bahia e o Programa Mais Futuro, de primeiro emprego, que visa abrir as portas do mercado de trabalho para jovens e adolescentes, entre 14 e 24 anos de idade, oriundos de escolas públicas e com renda familiar de até três salários mínimos.  

PROGRAMAÇÃO - Durante a edição deste ano, serão discutidas no Congresso do Clad as mais recentes experiências sobre reforma e administração pública aplicadas em países da América Latina e de todo
o mundo.  

Entre os temas abordados estão a profissionalização dos funcionários públicos, a consolidação da cultura de qualidade na gestão pública e os serviços públicos oferecidos pela internet aos cidadãos.  

Serão abordadas ainda a elaboração de políticas públicas governamentais e a gestão de crise. A programação do evento inclui também conferências com especialistas na área de gestão.  

Criado em 1972, o Clad é um organismo internacional com a missão de promover análise e o intercâmbio de experiências sobre a reforma no estado e a modernização da administração pública. O congresso é o mais importante evento da América Latina para a discussão sobre os avanços da gestão pública.