Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Marco Maciel e Ricardo Brennand estão entre os homenageados com o “Grande-Colar do Mérito” do Tribunal de Contas da União, na quarta (9)

07 novembro Marcia Cruz 0 Comments


Senador Marco Maciel está entre os homenageados de 2011
Dois pernambucanos estão entre oshomenageados deste ano com  o “Grande-Colardo Mérito”, do Tribunal de Contas da União, que acontece nesta quarta, dia 9, noPlenário do TCU, em Brasília (DF). 

São eles: o senador Marco Maciel (vice-presidenteda República de 1995 1 2002) e o empresário Ricardo Brennand, do Instituto RicardoBrennand, cujo acervo inclui a maior coleção privada de pinturas do neerlandês Frans Post.

Sendo uma réplica de um castelo medieval, o Instituto, localizado em Recife (PE), também abriga diversos artigos de arte do século XVI e XVII, sendo um dos principais pontos turísticos da capital pernambucana.




Criado em 2003, o Grande-Colar do Méritodo TCU tem por objetivo condecorar personalidades nacionais ou estrangeiras,que, por seus méritos excepcionais ou por relevante contribuição ao controleexterno, tenham-se tornado merecedoras de especial distinção.

Como destacou o ministro Valmir Campelo,quando da criação da comenda, pretende-se com ela "...marcar, de formaindelével na mente dos brasileiros, a data de 7 de novembro de 1890 como amaior expressão do gênio de Rui Barbosa e do martírio de Serzedello Corrêa, aconfluência das mais nobres tradições de ética, independência, zelo, ponderaçãoe sabedoria, consolidadas na criação do guardião da moralidade pública", oTribunal de Contas da União.

A escolha dos agraciados é feita,anualmente, em sessão especial, pelo Conselho do Grande-Colar, composto peloPresidente, pelo Vice-Presidente e pelos ministros titulares do TCU.

Ellen Gracie será a representação feminina da premiação
Homenageados 2011

Além de Marco Maciel e Ricardo Brennand,este ano também serão agraciados a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal, EllenGracie, o ministro do Tribunal de Contas da União, Humberto Guimarães Souto, oempresário Jorge Gerdau, presidente Administrativo do Grupo Gerdau e membro do conselho deliberativo do Grêmio, de Porto Alegre/RS, além do economista e político paulista Delfim Neto.

Ellen Gracie, que foi a primeira mulher a integrar o Supremo, é a representante feminina da premiação do TCU este ano. Ela se aposentou em agosto deste ano.


Detalhesdo Grande-Colar

A insígnia do Grande-Colar éconfeccionada pela Casa da Moeda do Brasil em prata, com aplicação de banho deouro, e constituída por uma estrela de cinco braços, esmaltados em verde eamarelo, assentada sobre raios dourados, em forma de resplendor.

No centro, do lado anverso, há umcírculo esmaltado azul com o símbolo do Tribunal e a legenda "Tribunal deContas da União – 7 de novembro de 1890". No lado reverso, há um círculodourado com as Armas da República. O desenho do Grande-Colar é de autoria doservidor desta Corte de Contas Marcello Augusto Cardoso dos Santos.



A comprovação do agraciamento dá-semediante diploma confeccionado em papel especial pela Casa da Moeda do Brasil eexpedido pelo Chanceler da Insígnia, o presidente do Tribunal de Contas daUnião.

Homenageadosanteriores

Agraciados 2003 - Presidente do Tribunalde Contas de Portugal Alfredo José de Souza, atriz Fernanda Montenegro,Procurador-Geral Francisco de Salles Mourão Branco, o Ministro Luciano BrandãoAlves de Souza, Ministro Luiz Octávio Pires e Albuquerque Galloti, JornalistaRoberto Marinho, post mortem, Presidente da Comissão da Pastoral da CriançaZilda Arns.

Agraciados 2004 - Ministro OlavoDrummond, Ministro Ewald Sizenando Pinheiro, Ministra Élvia Lordello CastelloBranco, Jurista Ives Grandra da Silva Martins, Empresário Ermírio de Moraes,Presidente da Fifa João Havelange.

Agraciados 2005 - Ministro PauloBrossard de Souza Pinto, Senador José Bernardo Cabral, Ministro AlbertoHoffmann, Arcebispo emérito de Brasília Dom José Freire Falcão, Jurista PauloBonavides, Médico Cid Nogueira, Fundação Getúlio Vargas.

Agraciados 2006 - Academia Brasileira deLetras, Ministro Djaci Alves Falcão, Ministro Homero Santos, Miguel Srougi,Oscar Niemeyer, Wadjô da Costa Gomide (in memoriam).

Agraciados 2007 - Confederação Nacionalda Indústria, Aloysio Campos da Paz Júnior, Ministro Carlos Mário da SilvaVelloso, Ministro Eduardo Andrade Ribeiro de Oliveira, Juiz Conselheiro JoséFernandes Farinha Tavares.

Agraciados 2008 - ministro AdhemarPaladini Ghisi (in memoriam), Antônio Carlos Konder Reis, ministro Arnaldo daCosta Prieto, Arthur Moreira Lima, ministro Célio Borja, ministro José CarlosMoreira Alves, Confederação Nacional do Comércio.

Agraciados 2009 - ministro MarcosVinicios Vilaça, Vice-Presidente José Alencar, Bibi Fereira, Ari Cunha, CláudioSalvador Lembo, Fundação Gilberto Freyre.

Agraciados 2010 - Adib Jatene, CarlosAberto Gomes Chiarelli, ministro Carlos Átila Álvares da Silva, JucelinoKubitschek, Mário Jorge Lobo Zagallo, Roberto Civita.