Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Emsetur finaliza 1ª etapa de cadastramento de hotéis e pousadas sergipanas

04 janeiro Revista Conexão Nordeste 0 Comments


Hotéis da Orla da Atalaia, em Aracaju, capital sergipana

A Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e a Secretaria do Estado do Turismo (Setur) através do setor de Cadastro dos Empreendimentos Equipamentos e Profissionais da Área de Turismo (Cadastur) concluiu a primeira etapa do cadastramento de toda rede hoteleira e de serviços do interior do estado.

Segundo o presidente da Emsetur, Paulo Henrique Sobral, este relatório é fundamental para obter conhecimento de toda rede hoteleira e o número de leitos existente em Sergipe. "O cadastramento dará maior visibilidade ao sistema e apresentará aos prestadores de serviços turísticos (meios de hospedagem, agências de viagem, transportadores turísticos, entre outros) as oportunidades oferecidas pelo cadastro", informou.

Paulo Barros, coordenador regional do Cadastur em Sergipe
De acordo com dados do Ministério do Turismo (Mtur), atualmente o Cadastur possui 37 mil cadastros entre pessoas físicas e jurídicas de todo país que atuam na cadeia produtiva do turismo. Para o coordenador regional do Cadastur em Sergipe, Paulo Barros, o objetivo deste cadastramento é bem especifico. "Este sistema garante mais segurança e tranquilidade ao turista na hora de contratar um serviço turístico. Para isso os prestadores de serviços passam por um processo de validação documental para verificar o cumprimento de requisitos legais para atuação na atividade", explicou.

O trabalho de cadastramento dos meios de hospedagem é bastante detalhista e para o coordenador do Cadastur isso é imprescindível para que todas as informações estejam corretas. "Realizamos pelo menos duas visitas em cada município. Com isso, os dados são coletados com mais fidelidade possível para que não exista nenhum erro. Essas vistas mostram o quanto é importante o cadastramento para o dono de um empreendimento porque eles podem recebem uma série de benefícios do Mtur como participação de eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo, além do acesso a financiamento por meio de bancos oficiais e participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Mtur", esclarece.

Paulo Henrique Sobral, presidente da Emsetur
Dados

Dos 75 municípios existentes em Sergipe, 50 já foram visitados pelo Cadastur. O presidente da Emsetur, Paulo Henrique, explicou também que o cadastramento tornou-se obrigatório desde setembro de 2008. "A Lei n° 8.623/93 tornou imprescindível o cadastramento do profissional de guia de turismo e os artigos 21 e 22 da Lei 11.771 de 2008 exige que as agências de turismo, meios de hospedagens, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parque temáticos e acampamentos turísticos também sejam cadastrados", ressalta.

Para se cadastrar seu empreendimento basta acessar o site: WWW.cadastur.turismo.gov.br