Dicas DBV Turismo

Brejo da Madre de Deus muito além da Paixão

19 março Revista Conexão Nordeste 0 Comments


Conhecida por sediar a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, a cidade de Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco, tem muitas atrações turísticas e merece ser conhecida com calma, muito além do espetáculo. Localizado no Planalto da Borborema, na microrregião do Vale do Ipojuca no agreste, a 200Km do Recife e a 66Km de Caruaru, o município possui 44.091 habitantes, de acordo com o Censo IBGE 2010.
É formado pela sede, por dois distritos: São Domingos (maior que a própria sede do município) e Fazenda Nova (onde está o teatro de Nova Jerusalém), e pelos povoados de Tambor de Cima, Tambor de Baixo, Caldeirões, Fazenda Velha, Cavalo Ruço, Cacimba de Pedra e Estrago. Sua temperatura média anual é de 22ºC, sendo a média das mínimas de 17.4ºC.
Constituído município autônomo há 83 anos, no ano de 1928, tem clima tropical semi-árido, mas devido ao relevo acidentado apresenta inúmeras áreas de brejos de altitude, o que dá ao município um micro-clima único na região, sendo possível assim várias atividades agrícolas.
O relevo também deu o nome à cidade. O nome Brejo provém de sua situação em um vale formado pelas serras da Prata, do Estrago e do Amaro, também chamada de Serra do Ponto. Madre de Deus era o nome de um hospital fundado no local pelos padres da Congregação de São Felipe Nery em 1751.
Brejo da Madre de Deus já foi cenário cinematográfico. “Terra sem Deus”, de 1963, “Riacho de Sangue”, de 1966, “A Vingança dos 12”, de 1970, e “A Noite do Espantalho”, de 1974, com participação e trilha de Alceu Valença, foram algumas produções rodadas na cidade. O cantor e compositor pernambucano Lenine também escolheu Brejo para gravar o clipe da música Leão do Norte.

TURISMO DE AVENTURA - O relevo de Brejo proporciona a prática de rapel, técnica de descida com o auxílio de cordas. A atividade utiliza-se dos procedimentos do alpinismo e pode ser praticada em paredões e outros tipos de edificações. Existem duas modalidades de rapel: rapel em positivo, quando os pés mantêm contato com a superfície vertical; e rapel em negativo, quando a descida é feita de forma livre.
Além do rapel, Brejo também é propício às trilhas, ao cascading e à escalada. A Pedra do Cachorro, com 480 metros, é considerada uma das maiores vias de escalada do nordeste com belos mirantes e expressivas formações rochosas. Por causa dela, Brejo sediou em 2010 o Encontro de Escaladores do Nordeste.
O município também conta com Sítios Arqueológicos, inscrições rupestres, um cemitério arqueológico na Furna do Estrago, a misteriosa Torre de Pedra, as cachoeiras de Sobradinho e Arara, e a Mata do Bitury, único remanescente da mata atlântica na região.

GIGANTES DE PEDRA - No mesmo distrito de Fazenda Nova fica o Parque das Esculturas Monumentais Nilo Coelho. O parque foi concebido por Plínio Pacheco e construído pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), na década de 1980. São 36 esculturas gigantes espalhadas em uma área de 60 hectares, divididas em nove setores e com reservas de caatinga rica em fauna e flora.
Plínio Pacheco observou que as pessoas simples que trabalham com a pedra, com a cantaria, e que construíram o teatro de Nova Jerusalém ficariam desempregados. Em conversa com o ex-governador de Pernambuco, Nilo Coelho, mostrou sua preocupação diante da situação. Coelho decidiu criar o parque de esculturas.

PATRIMÔNIO - No centro do Brejo da Madre de Deus, é indispensável conhecer o casario colonial, com suas fachadas em azulejos portugueses do final do século XVIII e início do século XIX e suas pinhas em louça. A Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho é ornamentada com vistosas e centenárias palmeiras imperiais. Outro monumento histórico é a Matriz de São José, erguida em homenagem ao padroeiro da cidade, em 1792.
O artista francês Luiz de Vauthier, arquiteto e autor dos projetos do Teatro Santa Isabel e Mercado de São José, deixou sua marca no Brejo, planejando a casa da câmara e cadeia, em 1845. Em frente ao museu local há sete palmeiras imperiais centenárias, cada uma com mais de 50 metros. O prédio é um casarão do século XIX, com as paredes externas revestidas em azulejos portugueses, abrigando peças pessoais de personagens da história do Brejo.

FESTAS POPULARES – Além da Semana Santa, outro evento tradicional é a Festa de São José, padroeiro da cidade, em março; os festejos de Sant'ana, que acontecem em julho, menos de um mês após o São João; o enduro de MotoCross é realizado no mês de agosto; a vaquejada acontece em outubro; no dia 8 de dezembro há a Festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Fazenda Nova; e ainda em dezembro é a vez da Toyofest, a festa dos motoristas de carros lotação, ou toyoteiros como são chamados.

PAIXÃO DE CRISTO - Todos os anos, durante a Semana Santa, é realizado no distrito de Fazenda Nova o popular espetáculo da Paixão de Cristo, com participação de cerca de 500 pessoas, entre atores e figurantes. O espetáculo recebe um público de 200 mil pessoas por ano. Os cenários representam a cidade de Jerusalém nos tempos em que viveu Jesus. O projeto do teatro foi idealizado e construído por Plínio Pacheco, autor da peça.
São mais de 40 anos de um espetáculo bem sucedido e renovado à cada temporada, graças ao atual presidente da Sociedade Teatral Nova Jerusalém é Robinson Pacheco, filho de Plínio Pacheco. Em 2012, a Paixão de Cristo trará o ator pernambucano José Barbosa estreando oficialmente no papel de Jesus. Em 2009, Barbosa substituiu o global Eriberto Leão no papel.
O elenco conta ainda com Caco Ciocler, Mohammed Harfouch, Ellen Roche, Larissa Maciel, Wilma Gomes e Ricardo Neves nos papeis principais. A direção é de Carlos Reis e Lúcio Lombardi, os figurinos foram feitos por Victor Moreira, Diva Pacheco e Xuruca Pacheco, e a produção executiva e coordenação geral é de Robinson Pacheco.