DBV,

Mitos e verdades sobre a calvície.

20 abril Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


Muito se fala sobre as origens da calvície.Ela é provocada por caspa? É culpa da genética? O estresse ajuda a ter calvície? Enfim, dúvidas é que não faltam! Por isso, confira o que dizem dois especialistas do assuntoAdemir Junior, médico e presidente da Academia Brasileira de Tricologia; e Luciano Barsanti, diretor do Instituto do Cabelo, e saiba o que é ou não verdade

Muitos mitos estão na nossa mente, e nem sabemos! Mas uma informação achei super importante, já que virou modismo: anabolizantes provocam sim calvície, portanto, é como diz aquele dito popular, "cobrir um santo, descobrindo outro".  Confira!


MITO OU VERDADE?

1) Homem com muito pelo no corpo tem mais chance de ser careca ?

Mito. Não existe nada que comprove essa relação. Pode-se cogitar que, por conta do mecanismo hormonal de queda capilar ser o mesmo do crescimento dos pelos do corpo, essas duas situações possam estar correlacionadas. Se caso fosse assim, todo calvo seria peludo e vice-versa; mas não é o que acontece.

2) Calvos têm menos chance de ter câncer de próstata ?

Mito. "Há vários estudos que apontam o contrário e mostram que alguns padrões de calvície podem, inclusive, ter relação com um risco maior para o câncer de próstata", acredita o Dr. Ademir Jr, médico e presidente da Academia Brasileira de Tricologia. Já Luciano Barsanti, diretor do Instituto do Cabelo, argumenta outra razão: "Coincidentemente o mesmo hormônio, o DHT (Diidrotestosterona), é responsável pela calvície genética e pelo câncer de próstata, mas isso não significa que o calvo é mais propenso ao câncer de próstata, pois as doenças advêm de genes diferentes".



3) Caspa causa calvície ?

Mito. A dermatite seborreica, como é chamada a caspa, pode aumentar a queda dos cabelos, mas jamais provocar calvície severa ou definitiva.

4) Se o homem chegou aos 40 anos com cabelo, está descartada a possibilidade de ficar careca ?

Mito. Em alguns casos, a calvície pode surgir a partir dos 40 anos. O que muda é que nessas circunstâncias ela se desenvolve de forma mais lenta e gradativa. Quanto mais cedo a calvície se manifesta, pior é o prognóstico. No entanto, 90% dos homens que possuem o gene da calvície manifestam os sintomas a partir desta idade; já aqueles que não herdaram o gene da calvície não vão ficar carecas em nenhuma idade.



5) Ter pai ou mãe com problema grave de calvície significa que os filhos serão calvos ? 

Depende. Pode ser que sim, já que as chances são maiores por hereditariedade. Mas há casos em que, por conta do padrão genético dos pais, os filhos podem não desenvolver o problema.

6) Estresse causa queda do cabelo ?

Verdade. O estresse realmente causa queda de cabelos, estudos comprovam que as substâncias liberadas nos momentos de estresse mudam a química do corpo e causam a queda dos cabelos. 



7) Remédio para a calvície causa impotência ?

Mito. "Embora os medicamentos sintéticos, por serem elaborados quimicamente, apresentem uma melhor eficácia, hoje existem várias opções de fitoterápicos orgânicos (provenientes de plantas) que são naturais, proporcionam resultados animadores e sem efeitos colaterais", afirma Barsanti.

8) O uso regular de boné pode levar à calvície ?

Mito. Em lugares fechados, os bonés podem aumentar a produção de seborreia provocando caspa e prurido, mas é impossível isso provocar a calvície.

9) Pintar os cabelos causa calvície ?

Mito. As fórmulas atuais das colorações são seguras. É impossível que a tinta, por si só, leve à queda dos cabelos. Pode haver, sim, no máximo quebra dos fios quando o procedimento de tintura for realizado de forma incorreta.



10) Anabolizantes causam calvície ?

Verdade. "Essas substâncias são responsáveis pela maior produção de DHT, componente derivado da testosterona que afina os fios, levando à queda excessiva dos cabelos e podendo levar à morte", explica Barsanti.

Viu como existem muitos mitos sobre a calvície? Nada como ouvir quem entende sobre o assunto e esclarecer, não é mesmo?

Até a próxima postagem!