DBV,

Fumantes passivos: riscos e alerta!!

26 abril Marcia Cruz 0 Comments


O tabagismo é considerado uma doença crônica, de dependência química da nicotina, e provoca diversas doenças, como câncer, além de potencializar problemas cardiovasculares e respiratórios.

Estima-se que possam existir mais de cinco mil substâncias cancerígenas em sua composição. A fumaça que é expelida pela parte acesa desses produtos tem vários compostos que causam intoxicação, quando são tragadas pelos fumantes que, apesar dos inúmeros males, continuam presos ao vício de fumar. O problema é que eles levam junto no precipício as pessoas ao seu redor, que também ficam expostas a fumaça do cigarro e acabam por também sofrer os mesmos malefícios.

Os fumantes passivos, como são chamados, estão sujeitos aos mesmos problemas de saúde, motivo pelo qual é preciso permanecer a luta contra o vício do cigarro.

Fumódromos são letais

A situação piora para quem trabalha em bares e restaurantes onde é permitido fumar, ou nos chamados fumódromos, locais onde os fumantes se reúnem para "fumar em paz", pois a fumaça de vários cigarros no ambiente piora ainda mais os efeitos maléficos em todos.



Olhos irritados, tosse, dor de cabeça, um aumento considerado na alergia e em problemas respiratórios e também numa elevação dos níveis da pressão arterial, fazem parte do cotidiano dos fumantes e também dos fumantes passivos, principalmente dos que trabalham em locais onde o cigarro é permitido.


Benefícios ao se parar com o tabaco 

Entre os benefícios de parar de fumar podemos citar: regularização da pressão, melhora dos batimentos cardíacos, melhoria na capacidade respiratória, redução de tosses e pigarros, melhoria da circulação sanguínea, como um todo.

Também podemos citar a recuperação do paladar, os dedos e os dentes estarão livres daquela coloração amarelada e uma maior disposição para se fazer algumas atividades rotineiras.

Como o Dicas Bem Viver apoia a qualidade de vida e a saúde plena, vamos compartilhar um vídeo que mostra, através de uma experiência, o que acontece com os pulmões dos fumantes... e dos fumantes passivos!!

Veja este vídeo e reflita!!


Diga não ao cigarro!! Ame-se, e respeite a vida - a sua e das demais pessoas!!

Bem Viver é preciso!!

Marcia Cruz
marciacruz@dicasbemviver.com