Fique por dentro!,

O que é melhor: deixar o computador ligado sempre, ou desligar todo dia?

03 maio Marcia Cruz 0 Comments



Afinal de contas é melhor deixar o computador ligado todo o tempo ou desligá-lo todos os dias?  Para saber qual a melhor resposta e o embasamento técnico, fomos procurar entender o que é mito e verdade e trazer a alternativa correta para você, que curte e acompanha o DBV!!

De saída descobrimos que há prós e contras para as duas situações. Confira!!

Opção 01 - Desligar o PC todo dia

Prós:
- Com o sistema desligado, você economiza energia – principalmente em PCs de alto desempenho;
- Manter o PC desligado durante a noite garante um descanso mais silencioso;
- Reiniciar a máquina com frequência garante que muitos glitches e erros pequenos do dia a dia causados por softwares desapareçam.
- Seu PC não vai correr riscos de grandes problemas por surtos ou quedas de energia.

Contras:
- Você sempre vai ter que ligar a máquina e esperar alguns segundos (ou minutos) para que ela esteja pronta para uso;
- Caso você não tire seu sistema da tomada, ele ainda vai gastar uma pequena quantidade de energia.

Opção 02 - Mantendo o PC ligado sempre

Prós:
- Sua máquina vai estar sempre pronta para agir quando você quiser usá-la;
- Updates, instalações e outros processos chatos? Pode deixar tudo para fazer enquanto você está dormindo;
- Manter o sistema ligado permite a você usar sua máquina como um servidor, se assim desejar.

Contras:
- Por mais econômico que seu PC seja, ele ainda vai gastar mais energia do que permanecendo desligado;
- Com o tempo, seu computador vai apresentar alguns probleminhas de desempenho por permanecer ligado e funcionando por tanto tempo, os quais seriam facilmente resolvidos ao reiniciar a máquina;
- Computadores são uma fonte constante de barulho enquanto estão ligados;
- Deixar um PC ligado pode colocá-lo em risco no caso de quedas ou surtos de energia.

Opção 03 - Outras opções

Também existem as opções de suspender e hibernar seu sistema, que são um meio-termo em relação as opções anteriores.

Ao colocar o computador para “dormir”, o sistema salva parte de sua sessão atual na memória e desliga todos os outros componentes desnecessários. Assim, você não causa acúmulo de calor e não força o PC na hora de voltar a utilizá-lo; tudo isso em troca apenas de alguns segundos a mais de espera para voltar a usar o computador normalmente e de alguns watts de energia.

As funções de ‘Suspender’ e ‘Hibernar’ são um meio-termo entre manter o PC ligado e desligá-lo com frequência

E quanto à diferença entre os dois modos? A resposta é simples. O modo de “Suspender” é mais rápido, uma vez que ele coloca o computador em um estado de baixo consumo de energia e deixa apenas a memória RAM guardando sua sessão. Já o modo “Hibernar” guarda sua sessão no HD e desliga o PC por completo, o que quer dizer um menor consumo de energia e a possibilidade de continuar usando o computador de onde parou, mas com a desvantagem do desgaste de ligar a máquina.

Mas, afinal, deixo ligado ou não o meu PC?

De acordo com a pesquisa, o fato é que não há uma escolha “certa” para isso, e, desde que você saiba cuidar bem de sua máquina, ela provavelmente vai durar um bom tempo. No fim das contas, tanto faz!! É tudo uma questão de achar qual opção se encaixa melhor em suas necessidades.

Se você usa seu computador múltiplas vezes por dia (que é o meu caso, por exemplo), é melhor deixá-lo ligado, ou usar as opções 03, Suspender ou Hibernar. Agora, se você usa seu computador por um período curto, tipo um turno somente no dia, então desligue-o.

No meu caso, deixo ele sempre ligado, pois uso o dia inteiro. Só controlo em relação a bateria, para não deixar viciar. Desligo somente quando sei que não vou usá-lo a noite ou no final de semana, o que é bem raro, na verdade! Gostei das alternativas das opções 3 e irei testá-las em meu dia a dia.

No geral, seja qual for a melhor opção para você, uma coisa é certa e unânime: jamais desligue seu computador retirando-o da tomada ou retirando a bateria (no caso de notebook). Desligue-o corretamente. A não ser que seja uma necessidade, como destravar o PC.



FALAR BEM CONECTA



Saber se comunicar é fundamental! É importante transmitir suas opiniões de forma clara, inteligente, autêntica, mas também com confiança.

E o Dicas Bem Viver indica o curso de comunicação Falar Bem Conecta, que irá te ajudar a melhorar seus relacionamentos e aumentar sua reputação. 


Sessão 1 - Mais Persuasão - Controlando o Volume e Frequência da sua Voz! Nesta Sessão, você terá exercícios poderosos e de fácil aplicação para se comunicar com mais clareza e equilíbrio. 

Sessão 2 - Comunicação que Conecta - Expressão Corporal e seu poder de comunicar o que as pessoas querem. Você aprenderá o quanto os gestos e a comunicação direcionada para cada pessoa e situação podem aumentar em até 45% seus resultados. 

Sessão 3 - Segurança e Confiança - Técnicas e Estratégias de Objetividade e Certeza. Irei te apresentar os 4 pilares estratégicos para uma apresentação natural, confiante e eficaz. 

Sessão 4 - Apresentações Poderosas - Construindo diálogos e influência. Através de um método fácil e prático, agora você irá criar um roteiro com um começo, meio e fim surpreendentes.



Para saber mais sobre o FALAR BEM CONECTA, clique aqui!! 





"Nunca se prepare quando você precisa estar pronto" - Ricardo Silva.