Comportamento,

Gratidão – fonte da alegria, sucesso e juventude

06 julho Marcia Cruz 0 Comments



Hoje eu quero falar com você sobre um sentimento que é essencial para sermos pessoas mais felizes, realizadas e jovens: a gratidão. Uma pessoa que acorda e agradece pelo fato de estar vivo e abençoa o seu dia e o mundo, é uma pessoa muito mais propensa a atrair resultados positivos para a sua vida. E também para a sua saúde. Duvida? Confira!!

A MÁGICA DA GRATIDÃO

Porque isto acontece? A neurociência mostra que quando geramos sentimentos de gratidão nossos pensamentos ativam o sistema de recompensa do cérebro, localizado numa área chamada Núcleo Accubens, que é responsável pela sensação de bem-estar e prazer do nosso corpo.

Quando o cérebro identifica que algo de bom aconteceu, que fomos bem-sucedidos e que existem coisas na nossa vida que merecem reconhecimento e somos gratos por isso, ocorre liberação de dopamina, um importante neurotransmissor que aumenta a sensação de prazer. ⠀⠀

Com isto, elevamos as emoções positivas, no geral, e passamos a ser pessoas com mais vitalidade e satisfação com a vida, enfrentando os revezes da vida com mais otimismo e confiança.

Ao mesmo tempo em que isto acontece, por outra via neural,  a gratidão estimula as vias cerebrais para a liberação de outro hormônio chamado ocitocina, que estimula o afeto, traz tranqüilidade, reduz a ansiedade, o medo e a fobia. ⠀⠀

Entendeu agora o quanto é fundamental sermos gratos?



GRATIDÃO NO COMBATE AO MEDO E FOBIAS

Exercitar o sentimento de gratidão dissolve o medo, a angústia e os sentimentos de raiva e nos torna mais aptos para controlar os estados mentais tóxicos e desnecessários.

Grave bem isto com você: o nosso cérebro não é capaz de sentir gratidão e infelicidade ao mesmo tempo. Você é quem faz a escolha!!

Escolha exercitar, diariamente, a gratidão. Comece seu dia de forma positiva. Foque nas coisas que precisa agradecer... são muitas... E, ao final do dia, reflita sobre as suas ações e encontre formas de melhorar, mais e mais, a cada dia. Não porque precise ser melhor do que ninguém, e sim porque você é um ser único, especial, e merece ser a melhor versão de você mesmo!!

Por fim, deixo com você uma estorinha que gosto muito.

A Fábula dos Dois Lobos (dos índios Cherokee) Certo dia, um jovem índio cherokee chegou perto de seu avô para pedir um conselho. Momentos antes, um de seus amigos havia cometido uma injustiça contra o jovem e, tomado pela raiva, o índio resolveu buscar os sábios conselhos daquele ancião. O velho índio olhou fundo nos olhos de seu neto e disse: “Eu também, meu neto, às vezes, sinto grande ódio daqueles que cometem injustiças sem sentir qualquer arrependimento pelo que fizeram. Mas o ódio corrói quem o sente, e nunca fere o inimigo. É como tomar veneno, desejando que o inimigo morra.” O jovem continuou olhando, surpreso, e o avô continuou: “Várias vezes lutei contra esses sentimentos. É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não faz mal. Ele vive em harmonia com todos ao seu redor e não se ofende. Ele só luta quando é preciso fazê-lo, e de maneira reta.” “Mas o outro lobo… Este é cheio de raiva. A coisa mais insignificante é capaz de provocar nele um terrível acesso de raiva. Ele briga com todos, o tempo todo, sem nenhum motivo. Sua raiva e ódio são muito grandes, e por isso ele não mede as consequências de seus atos. É uma raiva inútil, pois sua raiva não irá mudar nada. Às vezes, é difícil conviver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar meu espírito.” O garoto olhou intensamente nos olhos de seu avô e perguntou: “E qual deles vence?” Ao que o avô sorriu e respondeu baixinho: “Aquele que eu alimento.”


GRATIDÃO: A ESCOLHA CERTA, SEMPRE!!

As Escrituras Sagradas nos ensinam que, de tudo, guardemos o nosso coração, pois dele procedem os bons e maus desígnios. Cabe a cada um de nós esse papel de guardião do próprio coração, fazendo as melhoras escolhas; escolhas que nos tragam vida, fé, otimismo, perseverança... e gratidão.

Pare, agora mesmo, e busque aí dentro de você motivos para agradecer... e faça disto um hábito. Que lobo você irá alimentar? A escolha é sua!!