DBV,

Aprenda a conservar os seus calçados

19 fevereiro Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


Você já comprou aquele calçado novinho, com a cor mais viva que já viu, porém passou alguns meses e a cor ficou desbotada e sem vida?

Isso acontece porque sapatos e tênis são feitos de diferentes materiais que precisam de cuidados diferentes.

Neste artigo, você aprenderá como limpar e conservar cada tipo deles.


Como conservar calçados de couro liso


Para você conservar calçados de couro liso (natural ou sintético), basta seguir as seguintes etapas:

Pré-limpeza: retire o excesso de sujeira usando uma escova de cerdas finas específica para roupas e sapatos.

Limpeza: retire os cadarços com cuidado. Com um produto limpador de couro, aplique em um pano seco e esfregue vagarosamente e com cuidado no couro do sapato. Aguarde secar.

Conservação: o melhor produto para isso é o creme couro que tem 3 funções: hidrata, renova a cor e conserva a vida útil do couro. Aplique com a esponja aplicadora e espalhe uniformemente e sem excesso. Aguarde secar.

OBS: caso não encontre o creme couro (ou não queira comprar na internet), você pode usar uma graxa aplicando com escova ou com esponja.

Acabamento final: lustre o sapato usando uma escova de crina (aquela para calçados) ou flanela para dar o brilho natural do couro liso.

É recomendado o uso de uma escova para cada cor de creme/graxa para não misturar cores entre seus calçados.


Como conservar calçados de camurça e nobuck


A camurça é um couro usado do lado contrário, ou seja, o lado que normalmente ficaria virado para dentro é usado para fora e lixado para ganhar a textura exata.

O nobuck é a parte externa do couro lixada até ganhar um visual opaco e suave.

Estes tipos de couro exigem um pouco mais de cuidado por serem sensíveis à umidade, mas o processo de limpeza não é tão complicado.

Pré-limpeza: usando uma escova de camurça, faça movimentos uniformes para frente e para trás, até que todas as manchas de desgaste e sujeira desapareçam por completo.

Limpeza: retire os cadarços com cuidado. Com um produto limpador de couro multiuso (ou camurça), aplique em um pano seco e esfregue vagarosamente e com cuidado no couro do sapato. Aguarde secar.

Renovação: usando um produto renovador de camurça/nobuck da cor do seu calçado, pressione suavemente sobre a superfície do couro até desativar a válvula do aplicador e umedeça a esponja. Espalhe o produto uniformemente sem excesso. Aguarde secar.

A versão INCOLOR destes produtos não contém pigmento (cor), então se o seu calçado estiver desbotado, ele permanecerá desbotado.

Impermeabilização (opcional): esta etapa é opcional, mas vai evitar que seu calçado suje com mais frequência. Aplique um spray impermeabilizante para calçados a uma distância de 10 a 15 cm. Ele vai repelir líquidos e poeiras do couro como se fosse mágica.

Acabamento final: escova o calçado para voltar o toque sedoso do couro camurça porque os produtos de renovação pode deixar os poros selados.


Calçados de outros materiais


Para limpar os tênis casuais e outros sapatos com o acabamento que não seja em couro, basta seguir aquela velha maneira que sempre usamos desde criança, porém com alguns cuidados para aumentar a durabilidade do seu tênis. Vamos ao passo a passo.

1 – Retire a palmilha e os cadarços e limpe-os separadamente.

2 – Mergulhe o calçado na água e utilize um detergente neutro junto com uma escova de cerdas médias para limpar o seu tênis.

3 – Enxágue bem e coloque para secar na sombra.

Essas foram as dicas de hoje. Compartilhe esse conteúdo com os seus amigos e ajude a salvar outros calçados de uma limpeza incorreta.