Receitas DBV

Receita: Limonada com Cúrcuma

14 março Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


Por Alice Branco*

A gente vive procurando jeito de usar a cúrcuma no dia a dia e, pensando nisso, encontrei esta receita de limonada com a especiaria. O bom dessa limonada é que o sabor da cúrcuma, que não é sempre do agrado de todo mundo por conta daquele travinho amargo que tem, fica bem interessante com a mistura de melado, o meu preferido, e o limão fresquinho.

Falando em limão, minha dica é de que você tente encontrar limão-cravo, rosa ou galego que são os mais rústicos, antigos, saborosos mas, claro que um bom siciliano, aromático demais, também vai fazer bom efeito.

Já para adoçar – melado ou mel são meus preferidos e, vario seu uso dependendo do dia. Melado é mais encorpado, mais forte de sabor, lembrando um dia de sol no meio do mato e o mel, mais suave em todos os sentidos, me lembra sempre a brisa fresca em dia de praia. Cada qual com suas preferências – tem quem goste e use a stevia e até o alcaçuz ou açúcar mascavo, para adoçar saudavelmente. E tem quem não adoce, e pronto!

Mas, não abuse da dose diária de cúrcuma pois, no excesso essa especiaria pode provocar mal estar de estômago em algumas pessoas e, o excesso de curcumina é tão prejudicial quanto a sua falta. Portanto, não ultrapasse a dose de 1 colher de sopa de cúrcuma ao dia, ok?

Limonada para 4 pessoas

4 xícaras de água fria

2 colheres de sopa de raiz de cúrcuma recém-ralada ou 1 colher de sopa da cúrcuma seca, em pó

suco de 2 limões

1 laranja.

Bata tudo junto no liquidificador e adoce, a gosto, com melado ou mel, stevia, açúcar mascavo ou alcaçuz.



Para quê introduzir cúrcuma na alimentação diária?

A cúrcuma ou melhor, seu princípio ativo, a curcumina, tem as seguintes propriedades importantes para a nossa saúde:

● propriedades anti-inflamatórias

● propriedades antioxidantes

● ação antiviral

● melhora a absorção dos nutrientes essenciais

● é um reforço para a nossa imunidade

* Alicre Branco/GreenMe