Coronavírus,

Isolamento vertical será adotado em algumas regiões. Entenda!

07 abril Marcia Cruz 0 Comments


Parece que, finalmente, o Ministério da Saúde está dando ouvidos ao presidente Bolsonaro, que vem recomendado o isolamento vertical como medida mais sábia, para evitar o colapso econômico do Brasil, que trará efeitos colaterais muito piores e mais duradouros do que o próprio Covid-19.Nesta segunda-feira (6), o Ministério da Saúde apresentou novos critérios para o Distanciamento Social, adotando ações diferenciadas de acordo com a situação de cada região

Assim, o Distanciamento Social Ampliado (DAS), quando todos os setores da sociedade precisam permanecer na residência enquanto durar a decretação da medida pelos gestores locais, também conhecido como isolamento horizontal, fica recomendado para os locais onde os casos efetivamente confirmados tenha impactado mais que 50% da capacidade instalada do sistema de saúde local, evitando assim o colapso no atendimento das regiões mais afetadas

Porém, nos locais onde os casos confirmados não tenham impactado em mais de 50% da capacidade do sistema de saúde, o Ministério da Saúde indica a transição para o Distanciamento Social Seletivo (DSS), o isolamento vertical. Nestes casos, apenas alguns grupos ficam isolados, com atenção aos de maior risco de agravamento da doença, como idosos e pessoas com doenças crônicas (diabetes e hipertensão) ou condições de risco, como obesidade e gestação de risco. Pessoas abaixo de 60 anos podem circular livremente, se estiverem assintomáticos.


Para o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, as medidas devem ser proporcionais à realidade apresentada em cada município, cada região e cada capital. “Discutimos melhor com os estados e municípios de maneira em que não se tomasse medidas idênticas para situações completamente diferentes”, pontuou João Gabbardo.

“Nós criamos parâmetros de circulação de vírus e parâmetros de utilização de leitos que possam possibilitar que o gestor tome essas medidas de quarentena com mais segurança. Para tomarmos essa atitude precisamos estar seguros do ponto de vista de EPIs, leitos de retaguarda, de UTI, e recursos humanos”, destacou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.

Até o momento, somente os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas e Distrito Federal estão apresentando situação próxima entre a ocorrência de epidemia localizada para evolução a proporções maiores. O Brasil, de forma geral, se encontra na fase de epidemias localizadas. A duração e a gravidade de cada fase da pandemia poderá variar dependo da resposta local de saúde pública.


CUIDADO COM O VÍRUS DA CORRUPÇÃO

Cabe a população fiscalizar a real situação de sua cidade, bem como o uso do dinheiro público utilizado pelos governos federal, estaduais e municipais. Ao decretar estado de calamidade, os gestores podem fazer compras sem licitação e com preços acima do valor de mercado, e a gente bem sabe que nosso país tem um vírus que é o mais mortal de todos: a corrupção!!

Façamos nossa parte contra o Covid-19, mas também fiquemos de olhos bem abertos com o uso do nosso dinheiro! 

Até mais!!