Coronavírus,

Xarope caseiro para limpar os pulmões

09 abril Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


Com a pandemia do Covid-19, as doenças respiratórias estão na pauta do dia. Afinal, o efeito nefasto do novo coronavírus é a pneumonia, que acontece de forma devastadora, caso a pessoa tenha uma baixa imunidade e outras doenças. 

E hoje a gente traz uma receita natural que ajuda a purificar os nossos pulmões, tão atacados no dia a dia pela poluição atmosférica e por outras substâncias que, infelizmente, respiramos nos vários ambientes que frequentamos. E que também é muito útil para os fumantes e, particularmente recomendada para quem parou de fumar e quer limpar seus pulmões.



Os pulmões da maioria de nós estão continuamente expostos à fumaça, poluição atmosférica e ou muitas outras substâncias que, infelizmente, respiramos nos vários ambientes que frequentamos. Mas a natureza pode nos ajudar a purificar esses órgãos importantes, a fim de expulsar a maioria das toxinas que respiramos todos os dias.

Este remédio caseiro permite eliminar, pelo menos em parte, as substâncias tóxicas acumuladas graças à presença de ingredientes antioxidantes e anti-inflamatórios, capazes também de de facilitar a eliminação do muco.

Ingredientes:

400 gramas de cebolas
2 colheres de chá de Cúrcuma
3 cm de raiz fresca de Gengibre
1 litro de água
400 gramas de açúcar mascavo ou 2/3 colheres de sopa de mel

É importante conhecer o papel de cada ingrediente presente na receita e, especificamente, porque eles são bons para os pulmões:

Gengibre: elimina o acúmulo de muco favorecendo sua expulsão. Possui qualidades antibacterianas, antissépticas e anti-inflamatórias. Excelente também em caso de tosse e dores de garganta;

Cúrcuma: tem propriedades antibacterianas, antivirais e antissépticas. Também purifica o sangue, evitando qualquer inflamação. Seu ingrediente ativo mais importante, a curcumina, reduz o estresse inflamatório oxidativo nos pulmões e protege contra certas doenças respiratórias;

Cebola: tem propriedades antitumorais e é excelente para combater problemas respiratórios. Especificamente, a cebola atua como um mucolítico e broncodilatador e tem propriedades anti-inflamatórias;

Açúcar e mel: o primeiro ingrediente tem o único propósito de tornar a bebida mais agradável, já o mel tem qualidades antibióticas, anti-inflamatórias e antioxidantes e é um supressor da tosse.

Como preparar o xarope

Antes de tudo, leve a água para ferver junto com o açúcar (se você usar mel, insira-o apenas ao final da preparação para que ele não perca suas qualidades nutricionais e propriedades medicinais).

Adicione as cebolas picadas, a raiz de gengibre ralada e as 2 colheres de chá de cúrcuma.

Leve para cozinhar em fogo baixo, girando ocasionalmente.

Uma vez que a água tiver sido reduzida em cerca de metade da quantidade inicial, desligue o fogo, filtre tudo e guarde a solução em uma jarra ou frasco de vidro.

Deixe esfriar à temperatura ambiente e, em seguida, mantenha em local fresco e seco ou, se a temperatura não o permitir, na geladeira.

Como tomar o xarope

Este remédio natural para purificar os pulmões deve ser tomado duas vezes ao dia, de manhã com o estômago vazio e poucas horas após o jantar (ou no meio da tarde), na dose de duas colheres de sopa.

Não se assuste com o cheiro muito forte, o gosto é de fato muito menos desagradável do que você possa imaginar.

Fonte: greenMe