Decoração e Design,

Benefícios da Jaboticaba no Paisagismo: Beleza e Nutrição para seu Jardim

17 abril Marcia Cruz 0 Comments


A jabuticaba é uma fruta tipicamente brasileira, nativa da Mata Atlântica, conhecida por seu sabor doce e refrescante. Mas além de ser um delicioso ingrediente na culinária, a jabuticaba também pode ser uma ótima escolha para quem quer trazer beleza e nutrição para seu jardim. 

Hoje, vamos explorar os benefícios da jabuticaba no paisagismo e como ela pode ser uma opção saudável e bonita para o seu jardim.



Beleza: 

A jabuticabeira é uma árvore de porte médio, que pode chegar a até 15 metros de altura, dependendo da espécie. 

Suas folhas são verdes e brilhantes, o que torna a árvore um elemento decorativo por si só. 

Além disso, a jabuticaba produz frutos em abundância, que são um verdadeiro espetáculo para os olhos. 

A fruta tem uma cor arroxeada e é coberta por uma fina camada de cera, o que dá um toque de elegância ao seu jardim.



Nutrição: 

A jabuticaba é rica em nutrientes como vitamina C, ferro, fósforo e cálcio, o que faz dela uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável. 

Além disso, a fruta possui compostos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, protegendo o organismo contra o envelhecimento precoce e diversas doenças.


Sustentabilidade: 

Além de tudo isto, ao plantar uma jabuticabeira em seu jardim, você também está contribuindo com a sustentabilidade do meio ambiente, já que as árvores ajudam a regular o clima, absorvendo o dióxido de carbono da atmosfera e produzindo oxigênio. 

E tem mais! A jabuticaba é uma espécie nativa do Brasil, o que significa que ela se adapta bem ao clima e solo do país, precisando de menos recursos para ser cultivada e ficar linda em seu jardim!

Por ser uma espécie frutífera brasileira, nativa da Mata Atlântica, é tão comum ver a jabuticabeira em diferentes regiões do Brasil, uma vez que árvore é nativa do país e tem uma excelente adaptabilidade.


Jabuticabeira em vasos

Para completar, a jabuticabeira pode ser cultivada em vasos, caso você more em apartamento. 

Mas é importante atentar-se para o tamanho da planta e torrão, pois o vaso deve ser maior que o torrão, ou seja, uma proporção para que a planta tenha terra suficiente para que suas raízes se desenvolvam. 

Além disso, a drenagem deve ser a primeira coisa a ser feita no vaso, como, por exemplo, usar a manta bidim e a granilha, que podem garantir um bom dreno.

Assim como a maioria das plantas frutíferas, a jabuticabeira precisa de adubação mensal, pois a quantidade de terra e nutrientes em vasos são menores e, para garantir boa frutificação e saúde da planta, o ideal é adubar uma vez por mês, e existem adubos específicos para jabuticabeiras que podem ser encontrados em casas especializadas.

É importante também saber que a jabuticabeira ama água e o ideal é regar todos os dias. Usar um gotejador diário é ideal para garantir sua vitalidade e boa frutificação.

Gostou das dicas?

Se você gostou das dicas, lembre de colocar o Dicas Bem Viver entre os seus blogs favoritos.

E não esqueça de nos seguir no Instagram @dicasbemviver ! Afinal, Bem Viver é preciso!...

Até a próxima!