Beleza e Estética,

Colágeno Hidrolisado: você sabe porque devemos usá-lo? Confira já e aprenda também a fazer um delicioso shake de colágeno!

31 julho Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments

Por Marcia Cruz

A partir dos 30 anos, não tem jeito, nosso corpo começa mesmo a mudar. Nosso metabolismo vai ficando mais lento e, em contrapartida, o processo de envelhecimento acelera. Triste isto, né? Pois é... mas esta é a dura realidade. 

Por isso, o quanto antes tomarmos providências para equilibrar nosso organismo, melhor.
Uma destas medidas tem sido o uso do colágeno hidrolisado, que pode ser encontrado em cápsulas ou em pó, para ser dissolvido em água ou suco, e tem efeitos positivos comprovados contra a flacidez, e na melhoria das articulações do nosso corpo, e também da saúde das nossas unhas e cabelos.

Como o colágeno, embora tão importante, deixa de ser gradativamente produzido em nosso organismo a partir dos trinta anos, a suplementação se faz necessária para quem quer ter uma aparência mais jovem e com menos flacidez tecidual. Afinal, quem quer ter pele flácida, não é mesmo?
O colágeno é uma proteína-chave do organismo

Mas, afinal, o que é o colágeno?

O Colágeno é uma proteína primária do tecido conjuntivo, representando cerca de 30% das proteínas de origem animal. É considerado uma proteína-chave do organismo que assegura a coesão, elasticidade e regeneração da pele, cartilagens e ossos. 

Devido ao seu perfil específico de aminoácidos, as propriedades nutricionais e funcionais do Colágeno Hidrolisado têm sido demonstradas,  tais como:

- Na saúde de articulações, tendões e cartilagens;
- Na preveção e tratamento da osteoporose e da osteoartrite;
- Na saúde e beleza da pele cabelo e unhas;
- No controle de peso (Saciedade): 

O Colágeno Hidrolisado contém 20 aminoácidos, incluindo 8 num total de 9 aminoácidos essenciais. Caracteriza-se pela predominância da glicina, prolina e hidroxiprolina, que representam cerca de 50 % do teor total de aminoácidos. 

A concentração de glicina e prolina é 20 vezes mais alta do que em outras proteínas. Esta composição extremamente específica de aminoácidos proporciona ao Colágeno Hidrolisado propriedades nutri-funcionais que não encontramos em outras fontes de proteínas.
Estudos comprovaram que o colágeno hidrolisado é altamente digerível
Além do mais, diversos estudos realizados demonstraram que o Colágeno Hidrolisado é altamente digerível. Apesar do Colágeno nativo ser extremamente resistente e conhecido como não-digerível, o Colágeno Hidrolisado é desnaturado e pode ser facilmente atacado pelas enzimas proteolíticas. Mais de 90% dos hidrolisados são digeridos e facilmente absorvidos após a ingestão oral. (Asghar e Henrickson, 1982 e Rousselot, 2007).

A dose recomendada provou-se que 10 gramas de Colágeno Hidrolisado por dia satisfazem os requisitos diários para que um adulto possa desfrutar dos efeitos benéficos na saúde das articulações, ossos e pele. (Adam, 1995 ; Moskowitz, 2000)


Em pó pode ser dissolvido em água, suco ou iogurte
Como tomar o Colágeno Hidrolisado?

Como já vimos, o Colágeno Hidrolisado pode ser encontrado em cápsulas ou em pó para ser dissolvido em água, suco ou até mesmo em iogurte.

Normalmente vem com sabor de fruta. Não havendo nenhuma contra-indicação, todas as mulheres deveriam tomar, acompanhado de uma dieta balanceada. Caso contrário a suplementação poderá ser desviada para outras funções mais nobres no nosso corpo.


Ok! Mas porque devo usar mesmo o colágeno hidrolisado?
Porque devo usar Colágeno Hidrolisado?

Ainda em dúvidas? Confira então, a seguir, quatro bons motivos que a nutricionista Malu Bastos, do programa "MInha Vida, Meu Ritmo", da GNT, apresentou a favor do uso do Colágeno Hidrolisado.

1 - Dez vezes mais potente do que a carne

A melhor fonte de colágeno é a carne bovina, mas o suplemento em pó, que deve ser dissolvido na água, é a melhor forma de obter quantidades relevantes da substância a ponto de obter resultados visíveis. O colágeno é a proteína que predomina no nosso organismo, mas é difícil obtê-la com a alimentação. Uma porção do suplemento de colágeno hidrolisado fornece dez vezes mais aminoácidos quando comparado um bife de 100 gramas.  

2 - Ajuda a emagrecer

O colágeno hidrolisado é um pó constituído basicamente por proteína, vitaminas e minerais. É livre de gorduras e não tem adição de açúcares e o valor calórico por porção é muito baixo. O ideal é consumir o produto de 30 a 60 minutos antes do almoço ou jantar, já que ele estimula o mecanismo de saciedade, o que leva a comer menos na refeição a seguir.  

3 - Faz bem à saúde

O colágeno é o principal componente proteico dos ossos, tendões, cartilagens e pele. Além de manter a beleza e o corpo em dia, o consumo regular de colágeno hidrolisado auxilia na manutenção destas estruturas. 

4 - Repõe a perda natural da substância

A partir dos 30 anos, homens e mulheres passam a ter perdas maiores de colágeno. A cada década, a capacidade do corpo em fabricar colágeno diminui ainda mais. Além do processo natural de envelhecimento, os fatores que podem aumentar as perdas de colágeno são: excesso de exposição solar sem proteção, consumo excessivo de cafeína, hipotireoidiosmo, dietas de valor calórico excessivamente baixo, fumo e estresse. 

Sendo assim, só nos resta, no mínimo, experimentar, não é mesmo? Por isso, aproveitamos e trouxemos uma deliciosa receita de Shake de Colágeno!


Shake de colágeno sabor morango
RECEITA - SHAKE DE COLÁGENO

Ingredientes
- 1 copo (200 ml) de leite de soja
- 2 fatias médias de abacaxi
- 1 sachê (ou 1 colher de sopa) de colágeno hidrolisado sabor morango
- Adoçante a gosto
- Gelo a gosto

Modo de fazer

No liquificador, bata o leite e o abacaxi. Coe e bata novamente com o colágeno de morango, o adoçante e o gelo. 

Coloque no copo e, para finalizar, enfeite com morango, a fruta, caso tenha, só para dá um charme a mais. Beba em seguida!


Enfeitar com pedaços de morango, a fruta, dá um charme a mais. E aí, que tal experimentar?

Gostou das dicas? Até a próxima edição!

Marcia Cruz
cruzmarcia@gmail.com