Fitness e Suplementos,

Olha que notícia maravilhosa!!! Pesquisa comprova que limpar a casa ajuda a perder peso tanto quanto se exercitar na academia.

30 julho Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments

Praticar atividades de curta duração, como limpar a casa ou subir escadas por pelo menos dez minutos, traz os mesmos benefícios para a saúde do que exercícios intensos na academia durante longos períodos. É o que afirma o estudo da Universidade de Boston.

As informações foram publicadas dia 9 de janeiro no jornal Daily Mail.

Os pesquisadores analisaram 2.109 homens e mulheres, com idade média de 47 anos, sendo que mais da metade estava com sobrepeso. Durante a pesquisa, os participantes usaram um acelerômetro, uma espécie de sensor que permitiu acompanhar todas as suas atividades.

Foram comparadas pessoas que praticavam atividades diárias ou exercícios físicos com outras que não faziam qualquer exercício. Ao final do estudo, foi concluído que os benefícios encontrados na prática de atividades diárias, como limpar a casa, subir as escadas ou lavar o carro, durante cerca de dez minutos, foram semelhantes ao de exercícios mais intensos, como uma caminhada. Os resultados mostraram que todos os que faziam exercícios tinham menor IMC (Índice de Massa Corpórea) e colesterol em comparação com os participantes que permaneceram sedentários.

De acordo com os cientistas, essa descoberta é um incentivo para aqueles que não têm tempo suficiente para se exercitar depois de um longo dia de trabalho. Eles afirmam ainda que a pesquisa é importante para diminuir o sedentarismo e fazer com que as pessoas se tornem mais ativas, promovendo o emagrecimento naquelas que estão acima do peso.

Mexa o corpo sem passar uma hora na esteira

Para se movimentar, você não precisa passar horas e horas na academia - às vezes contra a própria vontade. Pesquisas científicas comprovaram que a queima calórica não associada ao exercício físico, mas ao movimento do dia a dia, também traz os mesmos benefícios à saúde. De acordo com endocrinologista e clínico geral Filippo Pedrinola, é mais importante mexer o corpo o tempo todo do que apenas suar a camisa por um curto período e passar resto do dia sentado atrás de uma mesa. 

Opções para se movimentar não faltam:

Use as escadas em vez do elevador ou escada rolante

Seja na sua casa ou no trabalho, entrar em um prédio é uma ótima oportunidade para se exercitar usando as escadas. Para aqueles que trabalham ou moram em andares muito altos e veem nisso uma desculpa para usar o elevador, experimente descer dois ou três andares antes e fazer o resto do trajeto pelas escadas. No lugar de escadas rolantes, use a escada tradicional. 

Saia para almoçar ou fazer compras a pé

Tem gente que não consegue ir nem até a padaria sem pegar o carro, por costume ou preguiça. Não custa nada, porém, deixar o veículo na garagem e ir a pé até o mercado comprar os itens fáceis de carregar - além de fazer bem à sua saúde, você evita o estresse do trânsito e ainda tira um carro da rua, melhorando o fluxo de veículos e a qualidade do ar.

Estacione o carro longe do local de trabalho

A lógica é a mesma das escadas: você já fez todo o trajeto de carro porque era longe, então que tal estacionar um pouco mais distante do seu destino e aproveitar a caminhada? Para aqueles que andam de ônibus, a recomendação é a mesma - experimente descer um ou dois pontos antes do habitual e faça o restante do trajeto andando.

Alongue-se de tempos em tempos

Nada pior do que ficar muito tempo sentado em uma posição pouco confortável. Por isso, sempre que você se levantar para conversar com alguém, ir ao banheiro ou tomar um café, alongue as pernas, braços e pescoço. Exercícios de respiração profunda também são amplamente recomendados.

Use um pedômetro (contador de passos)

Esse aparelho, capaz de registrar cada passo que você dá, pode ficar acoplado ao seu cinto ou tênis e irá te ajudar a monitorar o quanto você está se movimentando durante o dia. De acordo com o endocrinologista e clínico geral Filippo Pedrinola, dar menos do que 5.000 passos por dia é considerado sedentarismo. "O ideal seria dar 10.000 passos por dia, que equivale aproximadamente a 6 km, ou de 300 a 400 calorias", completa. O aparelho é vendido avulso ou como aplicativo para smartphones.

Por Minha Vida.

Até a próxima postagem!

Marcia Cruz
cruzmarcia@gmail.com



Curta nossa página no Facebook - https://www.facebook.com/DicasBemViver.byMarciaCruz