Alimentação saudável,

Conheça os incríveis benefícios da maçã.

25 junho Marcia Cruz 0 Comments


A maçã é, realmente, um alimento incrível!! Ela alimenta, emagrece, controla o colesterol e ainda combate os radicais livres, protegendo nossas células contra o envelhecimento. Não é o máximo?

Uma maçã por dia é ideal para assegurar todos os seus benefícios. O poder da fruta vem da sua rica constituição em fibras, como a pectina, principal delas, que ajuda a expulsar o colesterol do organismo, equilibrando os níveis de açúcar no sangue e auxiliando no controle do diabetes, e também ajudando a regular a digestão. É que as fibras, em geral, melhoram o funcionamento do intestino e atuam na difícil tarefa de ativar a saciedade, favorecendo a perda de peso.

Originária da Europa e da Ásia, a maçã é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. Existem cerca de 8 mil tipos espalhados pelos pomares do mundo, mas apenas alguns são comercializados. No Brasil, as mais conhecidas são gala, fuji, golden, red delicious e granny smith.

Os benefícios de comer maçã continuam... continue lendo e confira!! Sua saúde e sua pele irão agradecer!!


MAÇÃ: ELIXIR DA SAÚDE E DA BELEZA 

A maçã também é rica em vitamina A, que aumenta a resistência a infecções e é muito importante para a boa visão; e vitamina C, que é um poderoso antioxidante que inibe os radicais livres e retarda o envelhecimento precoce, nos deixando mais jovens por mais tempo.

Outro benefício maravilhoso da vitamina C, ainda pouco conhecido, é que ela age como protetora do coração, afastando os riscos de doenças cardiovasculares, pois tem efeito vasodilatador e anticoagulante. 

Não bastassem tantos atributos para o organismo, a maçã contém 85% de água , que nutre e hidrata a pele ao mesmo tempo, proporcionando uma superfície limpa e macia.

PARA QUEM QUER EMAGRECER

Para quem precisa emagrecer, a dica é comer uma maçã como lanche, pois uma unidade média tem apenas 60 calorias - quatro vezes menos que o açaí e metade do valor calórico da banana.

Comer uma maçã quando a fome aperta, ou na hora do lanche, é uma maneira saudável e prática de manter a linha e não jacar, já que ela ajuda a reduzir a fome.  E é fácil de levar com a gente, né?

Só um cuidado: pessoas com gastrite aguda e úlcera devem evitar o consumo exagerado de maçã por causa do alto teor de fibras, que irrita o estômago.


TIPOS DE MAÇÃ: ESCOLHA O SEU PREFERIDO

Qualquer que seja o tipo de maçã, ela deve ser lisa e firme, livre de manchas marrons, rugas e furos.

Dica: as mais pesadas são as melhores, pois o peso indica se a fruta está boa (ou não) para ser consumida.

Observar a cor também é importante na compra: quanto mais vermelha a casca, mais doce ela estará.

A maçã é tão generosa que pode ser encontrada o ano inteiro. Confira os tipos e a época:

Confira os principais tipos de maçã e as safras:

Gala: de fevereiro a outubro
Fuji: de abril a janeiro
Red delicious: de outubro a dezembro
Golden: de março a outubro
Granny smith: em dezembro


DICAS PARA GUARDAR A MAÇÃ

Em casa, lave bem antes de comer, para retirar qualquer resíduo tóxico. Se for mantida na geladeira, embalada em um saco plástico para preservar o perfume, a fruta dura até três semanas.

Em temperatura ambiente e longe dos raios solares, ela precisa ser consumida em cinco dias, no máximo.

Gostou da dica? Os benefícios da maçã realmente são incríveis. Eu amei!!

Até o próximo post!!

Marcia Cruz
cruzmarcia@gmail.com

0 comentários: