Fique por dentro!

Eleitor que não for às urnas receberá multa e sofrerá restrições

18 agosto Marcia Cruz 0 Comments



De fato, está muito alto o índice de indecisos e de pessoas que não querem ir votar nas eleições 2018. Uma pesquisa do Ibope realizada com 2 mil eleitores entre os dias 21 e 24 de junho, detectou que 6 de cada 10 eleitores estão indecisos ou não querem votar.

A pesquisa, que tem margem de erro de 2%, revela que 59% de eleitores ainda não sabem em quem votar ou não pretendem escolher ninguém: 31% dos respondentes disseram que anularão ou assinalarão branco na urna, enquanto 28% não sabem ou não responderam.

Com eleitores mais conscientes e com tanta corrupção, muitos desacreditam dos políticos brasileiros e acham que nenhum vale a pena o seu voto. Por conta disto, além da multa, o eleitor que não comparecer às urnas, se for ausente em três eleições consecutivas, terá o título cancelado, sendo proibido de tirar passaporte e de participar de concurso público, entre outras restrições.

Isto acontece porque, no Brasil, a Constituição obriga todo brasileiro acima de 18 anos a votar. Aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 e aos analfabetos, o voto é opcional.

Bem, a Constituição também diz que todos somos iguais perante a Lei, o que seria suficiente para acabar com o foro privilegiado, por exemplo, mas a crise no país, além de política, também passa pelo judiciário. Estão juntos e misturados, o que só dificulta a solução e amplia a vontade de não votar por conta de quem tem consciência cidadã desperta.

Que venham as cenas dos próximos capítulos...

Até o próximo post!!

Marcia Cruz
Coach e Jornalista

0 comentários: