Comportamento,

5 Motivos pelos quais viajar pode torná-lo mais inteligente e saudável

14 outubro Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


Com a rotina estressante entre vida pessoal, profissional e acadêmica, fica difícil fazer uma pausa. E não estou falando daquele happy hour na sexta ou naqueles 15 minutos que você reserva para tomar um café. 

Digo de interromper suas tarefas diárias, compromissos e responsabilidades. Se não me entendeu, estou falando das tão sonhadas férias.

Um estudo recente apontou que mais e mais americanos estão abandonando os seus dias de férias (ou reduzindo drasticamente eles), optando por trabalhar meses a fio para cumprir prazos apertados e provar seu empenho e entrega à empresa. Isso não é nada diferente do que acontece aqui no Brasil.

E enquanto os gerentes e chefes provavelmente vão apreciar a sua dedicação ao trabalho, sua mente, corpo e alma estão ansiosamente à espera de uma ruptura tão necessária para respirar e viver melhor. 

O que você ainda não se tocou é que viajar ou tirar férias é a melhor e, talvez, uma das únicas formas verdadeiras de tirá-lo do estresse do cotidiano e melhorar a saúde não só do seu corpo como do seu cérebro. Dá uma olhada nos motivos revelados pela ciência.


VIAJAR AUMENTA A CRIATIVIDADE 

Para a maioria das pessoas, a criatividade vem através de experiências novas e emocionantes. Mas quando a coisa mais excitante sobre o seu dia é o trajeto para o trabalho ou a fofoca do escritório no espaço do café, você está limitando a capacidade da sua mente para expandir e ser inspirada.

Professor e autor do estudo Adam Galinksy diz que “experiências estrangeiras aumentam a flexibilidade cognitiva e profundidade do pensamento, expandindo a capacidade de fazer conexões profundas de formas diferentes.” Isto significa basicamente que novos sons, cheiros e paisagens criam sinapses de criatividade no cérebro.

Muitos criativos, como escritores Ernest Hemingway e Mark Twain, usaram suas experiências internacionais para elaborar seus trabalho. Os romances de Hemingway são fortemente inspirados no seu tempo gasto entre a França e Espanha, e a experiência de Twain através no Mediterrâneo está documentada em seu livro de viagens The Innocents Abroad. A exposição a culturas novas e diferentes permitiu a eles escreverem alguns dos seus melhores trabalhos.

De férias em outro país, ou mesmo outro estado, ajuda a abrir a sua mente. Você pode experimentar alimentos exóticos, visitar monumentos notáveis, fazer amigos com os moradores locais, conhecer a cultura regional ou mesmo caminhar através das montanhas. Basta mergulhar em um ambiente diferente por vários dias para levar suas habilidades criativas a novos patamares. Você não só vai ser mais criativo, como também mais saudável e feliz.


VIAJAR MELHORA A SUA SAÚDE 

Sua saúde mental também experimenta as vantagens de viajar. Uma pesquisa realizada pela Associação de Viagem nos EUA descobriu que a viagem, especialmente para os aposentados, evita a demência e doença de Alzheimer.

O estudo também descobriu que 86% das pessoas que viajam estão mais satisfeitas com a sua visão da vida, em comparação com os 75% que não viajam.


VIAJAR FORTALECE SEU CORAÇÃO 

Não só enriquece o seu poder do cérebro, mas também reforça a sua saúde do coração. O Framingham Heart Study, um dos maiores centros de pesquisas sobre doenças de coração nos EUA, descobriu que aqueles que não tiraram férias durante vários anos eram mais propensos a sofrer de ataques cardíacos do que aqueles que viajaram anualmente.

Isso acontecia porque ficar longe do trabalho e casa são tipicamente menos estressantes e diminuem a ansiedade e pressão sobre os seus corações. Na verdade, os viajantes também informaram que seus sentimentos sem estresse e bem-estar durou semanas depois que voltaram para casa de suas férias.


VIAJAR MANTÉM VOCÊ FISICAMENTE MAIS ATIVO 

Estar em férias deixa-o mais ativo. Neste período, você está explorando lugares, passeando pelos mercados, fazendo trilhas de caminhadas, ou mesmo descansando na praia. Você está respirando o ar fresco e apreciando vistas impressionantes.

E mesmo se você acabar sentado em um ônibus de tour por algumas manhãs, você ainda está fazendo mais do que se você estivesse preso no escritório ou assistindo TV em casa.


VIAJAR TE FAZ FELIZ 

Não é apenas tirar férias que é bom para você. A experiência de planejamento, fuga, e volta para casa por completo melhoram a sua saúde.

Um estudo de 2014 feito pela Universidade de Cornell, Nova York, descobriu que as pessoas têm mais momentos felizes ao saber que eles estão saindo de férias do que em comprar alguma coisa.

Outro estudo feito em 2002 por professores da Universidade de Surrey descobriu que as pessoas são mais felizes quando elas sabem que têm uma viagem chegando. Assim, apenas o ato de um planejamento de férias pode melhorar significativamente o seu bem-estar geral.

É só imaginar o quanto você fica animado ao planejar uma viagem. Como é divertido montar um cronograma, itinerário, arrumar suas roupas e dizer a seus amigos e familiares sobre onde você está indo. Todas estas coisas impactam positivamente o seu bem-estar.

Depois de todos esses motivos, leve mais a sério o seu tempo de férias, desligue do trabalho e planeje uma viagem. Seu corpo e sua mente agradecerão!

Fonte: MHM, por Leonardo Filomeno.

FALAR BEM CONECTA



Saber se comunicar é fundamental! É importante transmitir suas opiniões de forma clara, inteligente, autêntica, mas também com confiança.

E o Dicas Bem Viver indica o curso de comunicação Falar Bem Conecta, que irá te ajudar a melhorar seus relacionamentos e aumentar sua reputação. 


Sessão 1 - Mais Persuasão - Controlando o Volume e Frequência da sua Voz! Nesta Sessão, você terá exercícios poderosos e de fácil aplicação para se comunicar com mais clareza e equilíbrio. 

Sessão 2 - Comunicação que Conecta - Expressão Corporal e seu poder de comunicar o que as pessoas querem. Você aprenderá o quanto os gestos e a comunicação direcionada para cada pessoa e situação podem aumentar em até 45% seus resultados. 

Sessão 3 - Segurança e Confiança - Técnicas e Estratégias de Objetividade e Certeza. Irei te apresentar os 4 pilares estratégicos para uma apresentação natural, confiante e eficaz. 

Sessão 4 - Apresentações Poderosas - Construindo diálogos e influência. Através de um método fácil e prático, agora você irá criar um roteiro com um começo, meio e fim surpreendentes.



Para saber mais sobre o FALAR BEM CONECTA, clique aqui!! 





"Nunca se prepare quando você precisa estar pronto" - Ricardo Silva.