By Ingrid Vieira Moraes,

Melhores Humanos e a extinção do peixe-boi marinho

07 março Unknown 0 Comments



A gente sabe da importância de cuidar do planeta, como um todo. Inclusive para a nossa sobrevivência. Cuidar dos mares, dos rios, dos animais... cuidar da camada de ozônio... cuidar com responsabilidade do lixo que produzimos, a cada dia...

Também precisamos lutar para que animais não continuem sendo brutalmente explorados no comércio, quer seja como alimento, como animais de estimação ou em testes de laboratório.

Quando o homem caçava, o animal vivia livre, em seu habitat natural, e o homem caçava apenas o suficiente para sua sobrevivência, respeitando o equilíbrio da natureza. Bem diferente do que acontece hoje em dia, onde animais são brutalmente explorados como "coisas inanimadas", como se eles não sentissem dor... medo... amor... Sim, eles sentem!!

Hipoteticamente, evoluímos... Hoje, temos grandes metrópoles. Avanços constantes na tecnologia, e entramos na quarta revolução industrial, com o desenvolvimento da inteligência artificial e dos robôs. Mas eu penso que é momento da gente parar e refletir sobre a NOSSA EVOLUÇÃO ENQUANTO SERES HUMANOS!!

Penso que é necessário entendermos que o PLANETA TERRA É A CASA DE TODOS NÓS, e que precisamos, juntos, sem distinção de cor, raça, opção sexual e condição financeira, CUIDAR DA NOSSA CASA!!

Eu sou embaixadora da Fundação Mamíferos Aquáticos, localizada no Nordeste, e as projeções para o futuro são terríveis. Ou fazemos algo, AGORA, ou em 2050 os oceanos terão mais plásticos do que peixes, pois são mais de 8 milhões de toneladas de plástico que jogamos nos oceanos!!



Será que continuaremos a desenvolver robôs enquanto fechamos os olhos para a destruição do planeta?

Na FMA cuidamos, entre outras funções, do peixe-boi marinho. Um mamífero que está em extinção!! 

Em Sergipe, onde eu moro, temos o Astro, que é dócil e sofre com constantes atropelamentos e com pessoas que dão alimentos e bebidas inadequadas, afetando sua saúde. No Brasil, de acordo com o IBGE, somos quase 210 milhões de brasileiros, mas a espécie de Astro está em extinção!! NO BRASIL, EXISTEM SOMENTE MIL PEIXES-BOI MARINHO!!

Apenas mil!!


O que podemos fazer para evitar que eles sejam extintos?

O que podemos fazer para evitar que o planeta Terra também entre em extinção?

Eu sugiro, a cada um de nós, a reflexão e o cultivo do amor!!  Pois, SEM AMOR, NADA SOMOS!!

QUEM AMA, CUIDA!!

E isso vale para a nossa vida pessoal, para nossos relacionamentos, como um todo, e também para a nossa responsabilidade com o planeta em que vivemos!!

Se eu puder semear esta reflexão em você que está lendo esse texto, vou ficar feliz e confiante num futuro promissor, onde, todos nós, urgentemente, POSSAMOS SER MELHORES HUMANOS!!


Obrigada por me acompanhar até aqui e boa reflexão!!