Você sabia que uma alimentação saudável pode afetar diretamente na nossa felicidade? Confira!

18 julho Marcia Cruz 0 Comments

 

Você sabia que uma alimentação saudável pode afetar diretamente na nossa felicidade? E uma alimentação fraca em nutrientes pode causar um desequilíbrio bioquímico, afetando diretamente a nossa saúde mental e podendo ocasionar alguns transtornos mentais e emocionais.

Alimentação saudável é crucial para mantermos o bom funcionamento do nosso cérebro. Uma dieta equilibrada impacta o humor, a felicidade e a saúde de forma integral.

Mesmo já estando conscientes do impacto positivo que uma dieta balanceada e rica em nutrientes causa em nosso corpo, tanto estética quanto fisicamente, acabamos ignorando o fato de que nossas escolhas alimentares também têm um impacto em nossa saúde mental.

Não estamos falando da felicidade instantânea (e de curta duração), que resulta de satisfazer um desejo ou comer aquele chocolate ou uma bela porção de batatas fritas com queijo, do qual sabemos que podemos nos arrepender. Falamos aqui dos alimentos que contêm substâncias que atuam no organismo de forma que realmente afetam nosso humor.

Ao optar por consumir alguns desses alimentos todos os dias e tomar uma decisão consciente e ponderada de incluí-los em nossas refeições, podemos ter um impacto positivo em nosso nível de felicidade.

Combustível para o cérebro

Imagine o cérebro como um motor em constante funcionamento. Para se manter ligado, o motor precisa de combustível. Porém, este não pode estar adulterado ou ser de má qualidade, sob risco de fazer o motor parar.

Da mesma forma, os alimentos são como combustíveis para nosso cérebro, que está sempre “ligado”. A escolha de maus alimentos comprometem o funcionamento adequado do cérebro. 

Ele é o órgão responsável por cuidar dos pensamentos e movimentos. Coordena os sentidos, a respiração, os batimentos cardíacos, trabalhando duro 24/7, até mesmo enquanto estamos dormindo. Isso significa que nosso cérebro requer o suprimento constante de bons nutrientes.

Simplificando, o que comemos afeta diretamente a estrutura e a função cerebral e, finalmente, nossa saúde mental. Por isso, comer alimentos de alta qualidade, que contêm muitas vitaminas, minerais e antioxidantes nutre o cérebro e o protege do estresse oxidativo – o “desperdício” (radicais livres) produzido quando o corpo usa oxigênio, e que pode danificar as células.

Assim, para manter nosso nível de felicidade (que inclui equilíbrio emocional, físico e mental) precisamos de “combustível premium”. Manter uma alimentação saudável, baseada em comida natural, é algo que requer um certo esforço e atenção da nossa parte.

Portanto, se você chegou até aqui, prossiga com a leitura para conferir qual a melhor forma de alimentar seu corpo e sua mente!

Como criar um hábito de alimentação saudável?

Trazer o hábito da alimentação saudável para nossa rotina não é tão difícil quanto parece. Assim, garantimos a energia necessária para manter as funções cerebrais em ordem, o que impactará diretamente nas sensações de bem-estar e felicidade. Veja o que fazer e o que evitar para uma dieta mais saudável:

Comer frutas e legumes todos os dias

Adicionar uma porção de frutas ou vegetais na sua alimentação diária aumentará seu nível felicidade. Pesquisas concluíram que indivíduos que não comiam praticamente frutas ou vegetais e passaram a comer cerca de oito porções por dia, tiveram um aumento equivalente em sua felicidade a uma pessoa desempregada que conseguiu um novo emprego.

Eliminar alimentos processados

Alimentos altamente processados ​​são ricos em gorduras e açúcares, mas pobres em nutrientes. E muitos desses nutrientes que foram retirados dos alimentos ultraprocessados ​​são os mesmos que nosso cérebro precisa para desenvolvimento, crescimento, saúde e função normal.

Sem eles, nossa saúde cerebral fica comprometida e, consequentemente, nosso humor sofre alterações negativas. Um estudo recente, com mais de 7 mil adolescentes australianos, mostrou que, depois de eliminar todos os outros fatores em potencial, os jovens com dietas pouco ou nada saudáveis, ​​contendo as maiores quantidades de alimentos processados, ​​tinham 79% mais chances de sofrer de depressão.

Substituir as gorduras trans por gorduras saudáveis

Nem todas as gorduras são iguais e nem todas são vilãs, como a maioria das pessoas acredita. No entanto, os danos fisiológicos que podem ser causados ​​ao nosso corpo por gorduras trans já foram bem documentados. Mas há também pesquisas que mostram que as gorduras trans podem ser igualmente prejudiciais à nossa saúde mental e à nossa felicidade.

Pesquisas descobriram que o consumo de gorduras trans teve uma forte correlação com um aumento nos níveis de depressão, podendo chegar a 42% ao longo de seis anos.

Por outro lado, foram encontradas associações inversas com gorduras saudáveis, as chamadas gorduras monoinsaturadas, poliinsaturadas e (especificamente) o azeite. Essa simples mudança na dieta nem exige comer menos gordura, apenas substituir a gordura prejudicial pela benéfica.

Adicionar mais ômega-3 à dieta

Existem gorduras que fazem parte de uma alimentação saudável e que, ao invés de abolir, precisamos fazer um esforço para incluir propositadamente na dieta. Essas gorduras são, especificamente, aquelas ricas em ácidos graxos ômega-3 DHA e EPA.

Essas gorduras extremamente benéficas podem ser encontradas em alimentos integrais, frutos do mar, peixes e carnes, além de laticínios e ovos.

O ômega-3 também pode estar presente em alguns vegetais e sementes, como cânhamo, linhaça, chia e algas marinhas. A inclusão de várias porções de qualquer um desses alimentos em nossa dieta semanal tornará a alimentação mais saudável e fará maravilhas, não apenas para a saúde do coração, mas também para o humor e o nível de felicidade.

Nutrientes essenciais para uma alimentação saudável

Existem vários nutrientes que podem contribuir para melhorar a saúde do cérebro, bem como o humor. Devemos garantir uma alimentação saudável consumindo a quantidade suficiente destes nutrientes todos os dias, para maximizar nossos níveis de felicidade da maneira mais fácil possível: estando conscientes sobre o que escolhemos comer.

Lembrando também que uma alimentação saudável impacta diretamente na hidratação da sua pele, no brilho dos seus cabelos e até na força das suas unhas! Ou seja, uma dieta balanceada traz resultados também para a sua autoestima.

Por Tatiana Pimenta, do Vittude.