Dicas do Lar DBV,

Seu dog tem medo de fogos de artifício? Saiba o que fazer!

16 dezembro Marcia Cruz 0 Comments



As festas de final de ano estão chegando e no réveillon sempre tem queima de fogos, mesmo que em festas mais caseiras... ou mesmo na vizinhança de onde você mora. E se seu cachorro tem medo do barulho de fogos, fica com a gente, que iremos te passar três dicas bem legais para você ajudar seu pet.

1 – Treine-o a ouvir som de fogos de artifício

Esta dica precisa de um pouco mais de tempo, pois vai depender da resposta do seu pet ao treinamento. 

De qualquer forma, mesmo que não seja para esta festa de réveillon, vale a pena conhecer a técnica e treinar seu pet para as próximas festividades ou campeonatos esporitvos, já que o uso de fogos de artifício silenciosos ainda parece uma realidade distante aqui no Brasil.

Procure, na internet, áudios ou vídeos com fogos de artifício e comece colocando perto do seu pet, enquanto vocês brincam, com o som baixinho. 

À medida que ele for se acostumando, você vai aumentando o volume som e agindo de forma natural, para que ele aprenda a não ter medo. A sua reação é muito importante no treinamento, ok? Passe naturalidade e segurança. 

E assim, ele vai se acostumando com o barulho de fogos e associando a algo normal. O que pode ser bastante importante, principalmente para quando ele estiver sozinho em casa em caso de festividades com fogos. 

2 – Técnica Tellington Touch

Já ouviu falar na técnica Tellington Touch? Ela consiste em envolver determinadas partes do corpo do animal com uma atadura ou pano, de modo que passe pelo peito, dorso e região-traseira do animal, mas sem pressionar a coluna, e sem ficar muito apertado.

A técnica foi criada pela norte-americana Linda Tellington-Jones, e atua diretamente no sistema nervoso do cachorro, fazendo com que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimulada, amenizando as tensões localizadas no dorso e deixando o animal mais calmo. Conforme o cachorro sente a pressão da faixa, sua psique e tronco entram em harmonia, fazendo com que se sinta mais seguro em relação aos seus medos, como o barulho dos fogos de artifício, por exemplo.

Confira o jeito certo de fazer:



3 - Prepare um espaço tranquilo

Se, mesmo com as duas medidas anteriores, seu dog ainda sentir medo, prepare um local que seja o refúgio dele. E, importante: deixe que ele escolha que local é este.

Pode ser embaixo da mesa, da cama, ou mesmo em algum cantinho onde ele prefira ficar deitado, calminho, na dele, a exemplo da caminha dele.

E, se for sair de casa, deixe disponíveis alguns brinquedos favoritos dele e até mesmo uma peça de roupa com seu cheiro, para que ele se sinta mais protegido.

O importante é que você entenda e respeite o limite de medo do seu pet e procure ajuda-lo da melhor forma. Mas tente as dicas na sequência pois, certamente, a primeira dica já pode resolver a situação. 

Até mais!

Siga o DBV no Instagram: https://bit.ly/3EzrFQy