Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Setur realiza reunião com municípios para fortalecimento Institucional

27 outubro Marcia Cruz 0 Comments


A Secretaria de Turismo de Sergipe, através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), realizou na manhã desta quarta-feira, 26, uma reunião no auditório do Palácio Museu Olímpio Campos com representantes de municípios sergipanos que possuem atividades turísticas em seu território. O objetivo do encontro foi ouvir os gestores para o desenvolvimento do Projeto de Fortalecimento Institucional da Gestão do Turismo no Estado e as necessidades primárias para o fortalecimento do setor nos municípios.
Diagnosticar as necessidades de mudanças na gestão do turismo é um projeto da Setur, que já está sendo desenvolvido desde julho e tem a previsão de ser concluído em dezembro. As necessidades de cada município vão ser incluídas no projeto do Prodetur para uma melhoria da gestão do turismo em Sergipe.
O secretário de Turismo, Elber Batalha, acredita ser importante a diminuição da distância entre todos os setores da cadeia do turismo do estado. Ainda de acordo com o secretário, esse Plano de Atualização de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS, no âmbito do Prodetur, é de suma importância para a solidificação dos destinos turísticos do nosso estado. “Além de ser algo estruturante para o turismo no nosso estado, esse estudo é um dos requisitos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para finalizarmos as tratativas comerciais para o convênio de 1 milhão de dólares. Precisamos canalizar este montante de investimentos de forma significativa. A nossa meta é fazer um trabalho técnico, mas que mostre resultados. Nossos relatórios tem que afetar quem está na ponta da relação turística”, disse.

Identificar papéis e interfaces dos diferentes órgãos municipais e demais instituições envolvidas no processo é a intenção deste trabalho, além de identificar os gargalos da gestão pública. Outra questão são as ações do Prodetur distribuídas em 30 municípios sergipanos. “Por isso a necessidade dos órgãos de turismo estejam organizados para uma gestão futura do setor para receber os recursos do BID. A atividade como um todo vamos fazer uma discussão minuciosa futuramente”, informou Joab Almeida, gerente do Prodetur em Sergipe.
A participação dos municípios foi fundamental e cada representante apresentou os problemas da gestão municipal. O vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), Diego da Costa, levantou a questão das facilidades de Sergipe em gerir o turismo por ser um estado pequeno. “Mas ao mesmo tempo as responsabilidades de confundem. No turismo precisamos dividir as responsabilidades efetivas, não sabemos ao certo a competência nas ações dos órgãos”, pontuou.
Inventariação Turística
Durante a reunião, o secretário Elber Batalha informou aos representantes dos municípios outro projeto que está sendo desenvolvido pela Setur, o de Inventariação Turística. A partir de agora, as informações turísticas serão atualizadas com uma base de dados moderna para que o turista que chegue a Sergipe coloque em seu GPS e tenha todas as informações necessárias para seu deslocamento no estado.
“A Inventariação Turística será desenvolvida em parceria com as instituições de ensino e a colaboração com os municípios envolvidos”, disse o secretário, lembrando que o resultado deste projeto é o aumento na movimentação turística em Sergipe. “O turismo criou este ano 1082 empregos diretos com carteira assinada. Este é o resultado prático que a gente tem. O projeto de Inventariação Turística servirá para que os restaurantes tenham mais movimento, que os hotéis estejam sempre cheios”.
Presença
Para a reunião Projeto de Fortalecimento Institucional da Gestão do Turismo no Estado de Sergipe estiveram presentes os municípios de Brejo Grande, Laranjeiras, Aracaju, Barra dos Coqueiros, Canindé de São Francisco e São Cristóvão, além da Secretária de Turismo, Empresa Sergipana de Turismo e Secretaria de Planejamento de Aracaju.

A editora da Conexão Nordeste, Marcia Cruz, também participou da reunião, como representante da ABRAJET -Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo, secção Sergipe, e membro do Fortur - Fórum de Turismo de Sergipe.